Topo

Técnico do Santos detona encontro de cavalheiros na CBF: "palhaçada"

Marcelo Fernandes foi expulso contra a Chapecoense por reclamar de falta de fair play - Ernesto Rodrigues/Folhapress
Marcelo Fernandes foi expulso contra a Chapecoense por reclamar de falta de fair play Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

25/05/2015 14h36

O técnico Marcelo Fernandes está inconformado com a sua expulsão na derrota do Santos para a Chapecoense por 1 a 0 neste domingo, na Arena Condá, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador alega que a arbitragem não cumpre o que foi acordado em um “encontro de cavalheiros” na CBF [Confederação Brasileira de Futebol] entre os técnicos para discutir, principalmente, o assunto fair play, uma das polêmicas na partida em Chapecó. 

“Agora volto a dizer: teve um encontro de cavalheiros na CBF e ninguém cumpre o encontro. Acho isso uma tremenda de uma palhaçada, porque meus jogadores o tempo inteiro procuram fazer aquilo que é tratado, aquilo que foi combinado entre os treinadores e a CBF. Então é melhor acabar logo com isso e fazer aquilo que se tem que fazer, o normal, que é devolver a bola para o goleiro ou então todo mundo disputa a bola no meio de campo ou onde quer que ela saia”, afirmou Marcelo Fernandes.

“Então esse negócio de fair play tem que ser cumprida ou não? O que passei pros meus jogadores foi tudo o que foi passado desde o inicio pela CBF. Sempre procuramos fazer aquilo q foi passado. Mas acho que esse é o terceiro jogo que sou prejudicado depois dessa reunião. Hoje mais uma vez eu fui expulso por reclamar do banco da Chapecoense por causa do fair play que não foi dado quando o Valencia caiu. Se sai aquele gol, os jogadores com certeza iriam reclamar e como ele é um juiz que é enérgico nesse assunto de reclamação, iria colocar o jogador pra fora”, completou.

Marcelo Fernandes foi expulso pelo árbitro baiano Jailson Macedo Freitas antes dos 20 minutos do primeiro tempo após reclamar da falta de fair play da Chapecoense. No lance, o colombiano Valencia sofreu uma falta no meio-campo, mas o adversário ignorou e só não fez o gol porque Vladimir  salvou o time.

O time santista deixou o campo bastante irritado com o excesso de disciplina do árbitro, que advertiu seis jogadores do clube paulista com cartões amarelos. A equipe de Chapecó ainda levou mais cinco cartões.

"Acho que vocês [imprensa] também podem fazer uma análise do futebol hoje em dia. Se você não lutar dentro de campo você vai perder. O critério está sendo muito rigoroso", declarou o atacante, que depois comentou sobre o lance em que ele recebeu cartão amarelo, já no segundo tempo.

"Eu tomei um cartão amarelo em uma disputa de ombro. Ele apita a falta e ainda me dá cartão amarelo. É um critério muito rigoroso. Falou com ele é amarelo", disparou Ricardo Oliveira.

Apesar da rigidez do árbitro, Marcelo Fernandes destacou que o juiz aliviou para o volante Gil, da Chapecoense, para não expulsá-lo.

“Ele deu um monte de cartão amarelo e na hora de dar o segundo para o Gil, ele não deu. O Gil seria expulso. Todo mundo falou com ele e ele falou 'calma, calma'. Então da mesma forma que ele deu amarelo em lances menores que aquele que o Gil tomaria o segundo amarelo”, concluiu.