Topo

Corinthians encerra contrato com Guerrero e também tira Sheik do dérbi

Guerrero anotou o gol do título mundial do Corinthians em 2012 - Getty Images
Guerrero anotou o gol do título mundial do Corinthians em 2012 Imagem: Getty Images

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

27/05/2015 10h43

Autor de um dos gols mais importantes da história do clube, o atacante Paolo Guerrero não poderá se despedir do Corinthians no próximo domingo, contra o Palmeiras, em Itaquera. O contrato com ele foi encerrado.

Depois de um alerta de torcedores organizados, que indicaram um possível clima ruim no clássico, o clube entendeu que seria prudente não seguir com o peruano, que fica de fora já contra o Palmeiras. A medida não era da vontade de Tite e comissão técnica. A ideia do treinador era contar com o centroavante até o clássico.

Depois de publicação da notícia, o Corinthians anunciou de maneira oficial que o contrato com Paolo Guerrero foi rompido a pedido dos empresários do jogador. O vínculo entre clube e Guerrero se encerraria no próximo dia 15 de julho, mas ele embarca para a Copa América nos próximos dias. O peruano possui acerto para defender o Flamengo no segundo semestre.

"Liberamos o atleta para ele seguir a vida que ele deseja. Gostaria de explicar o que aconteceu. Gostaria de tratar com 100% a verdade. Ontem, o presidente recebeu uma ligação do agente do atleta, explicando o desconforto que ele está vivendo e pediu sua liberação. Com isso, o presidente veio ao CT, expôs o problema comigo, Tite e todos, e decidimos que iríamos liberar o atleta, porque queríamos ele com a cabeça aqui, 100% envolvido. Foi um pedido do atleta e nós acatamos. Queremos atletas aqui de corpo e alma", declarou o gerente de futebol Edu Gaspar em entrevista coletiva.

"Quando o Roberto veio ao CT expor a conversa que teve com o agente, foi unanimidade, entre todos, que não adiantava colocar um atleta em campo com a cabeça em outro lugar. Estar de corpo, mas não de alma, não adiantaria. Foi uma decisão em conjunto", alegou o gerente.

Sheik segue o mesmo caminho. A ideia da comissão era que o veterano atuasse em mais três partidas e cumprisse o contrato até 31 de julho. A diretoria do Corinthians tenta demover Tite dessa ideia há duas semanas, e o atacante correu risco de não ser relacionado diante da Chapecoense, no sábado retrasado, e do Fluminense, no domingo passado. A ausência dele no fim de semana não foi confirmada pelo gerente de futebol.

"Não temos uma vírgula para falar do Emerson. O primeiro dia, que comunicamos ele, ele entendeu, deixou claro que ia estar aqui, com o comportamento dele, que estaria comprometido, até o término do contrato. O dia a dia está ótimo, questão de horários, dia a dia, não temos o que falar. Só temos de agradecer", complementou.

Foi o jogo contra o Fluminense que determinou esse cenário. Guerrero perdeu gol feito, com a meta aberta, o que revoltou uma parcela da torcida e fez ele ser cobrado por cinco corintianos no aeroporto, após a partida. A preocupação passada à diretoria pelas organizadas era de que o clima ficasse ainda pior para o peruano diante do Palmeiras.

Vale lembrar que Guerrero chegou a declarar que jamais atuaria por outro clube brasileiro recentemente, mas mudou de discurso no domingo passado. Questionado por repórteres, ele declarou que não jogaria por um rival paulista, o que reforçou a ideia de que jogará no Flamengo.

Os torcedores também pediram que Vagner Love tivesse abreviado o trabalho de fortalecimento muscular previsto pela comissão técnica até o início da próxima semana. Porém, a solicitação foi vetada em acordo por diretoria e comissão técnica, o que deve tirar Love do duelo com o Palmeiras. Ele retorna na quarta-feira que vem, contra o Grêmio.

Diante desse cenário, Tite deve escalar Danilo como jogador de referência, um expediente utilizado por ele no início dessa temporada.