Topo

Presidente do Santos abre mão da Vila em metade dos mandos de jogos no BR

Modesto Roma vê dificuldades em relação a renda quando o assunto é Vila Belmiro - Divulgação/Santos FC
Modesto Roma vê dificuldades em relação a renda quando o assunto é Vila Belmiro Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

27/05/2015 06h00

O presidente do Santos, Modesto Roma, negocia o “palco” dos jogos do time no Campeonato Brasileiro. De olho em uma renda mais vantajosa nas partidas, o mandatário vai preterir a Vila Belmiro em praticamente metade dos mandos de jogos do alvinegro praiano na competição.

Após o duelo contra o Sport no próximo domingo na Vila Belmiro, o Santos somará mais 17 jogos como mandante no Brasileiro. O dirigente santista negocia oito deles – cinco jogos serão disputados em Arenas construídas para a disputa da Copa do Mundo no ano passado e mais três no Pacaembu.  

Três jogos já estão vendidos para uma empresa – Grêmio, no dia 5 de julho, válido pela 11ª rodada, Vasco, no dia 12 de agosto, válido pela 18ª rodada, e Fluminense, no dia 4 de outubro, válido pela 29ª rodada. Já está acertado que o estádio Mané Garrincha, em Brasília, será palco de dois deles.

O duelo contra o Flamengo, no dia 18 de novembro, válido pela 35ª rodada, também será negociado. O quinto jogo em Arenas ainda não foi definido pela diretoria santista.

Em entrevista a Santa Cecília TV nesta semana, Modesto Roma disse que o Santos não pode continuar com prejuízo e vê bastante dificuldades em relação a Vila Belmiro quando o assunto é bilheteria.

“Não podemos continuar com rendas deficitárias como temos hoje, precisamos ver a parte financeira e aqui na Vila está bastante difícil. Além desses cinco jogos [Arenas], nós devemos ter outros três jogos no Pacaembu, estamos negociando”, disse.  

No entanto, a tese do presidente santista não cabe para o Pacaembu, pelo menos neste ano. O clube obteve renda negativa nos dois jogos que atuou como mandante no Campeonato Paulista. As partidas ocorreram contra o Linense, no dia 1º de março, e Audax, no dia 21 de março, válidas pela fase de grupos da competição.

Na goleada por 4 a 2 contra o Linense, o público foi de 13.118 e a renda liquida de - R$ 19.113,05. Já contra o Audax o prejuízo foi menor, mas a renda também foi negativa. Com 11.007 pagantes, a renda liquida foi de – R$ 5.878,65. Os prejuízos ocorreram, principalmente, por causa das despesas.

A força do Santos na Vila Belmiro é indiscutível dentro de campo. No Paulistão, por exemplo, são 35 jogos de invencibilidade no alçapão santista. A última derrota foi contra o Palmeiras, em 2011, quando os santistas perderam por 1 a 0, pouco antes de o técnico Muricy Ramalho assumir o cargo em que ficou até o primeiro semestre de 2013. No Brasileiro, o time venceu o único jogo que disputou até o momento na Vila – 1 a 0 diante do Cruzeiro.

Questionar a Vila Belmiro é sempre um assunto delicado para qualquer presidente do Santos. No ano passado, o ex-presidente Odílio Rodrigues não sabia que estava no ar e fez duras críticas ao estádio em entrevista a ESPN Brasil. No entanto, o mandatário se retratou, na época, e explicou o motivo de ter dito que o estádio era ultrapassado e que não oferecia segurança.