Topo

Spartak Moscou dispensa diretor que fala português e complica o Atlético-MG

Rafael Carioca deseja permanecer mais tempo no Atlético-MG - AP Photo/Eugenio Savio
Rafael Carioca deseja permanecer mais tempo no Atlético-MG Imagem: AP Photo/Eugenio Savio

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

27/05/2015 06h00

Titular do Atlético-MG desde que chegou ao clube em agosto do ano passado, o volante Rafael Carioca ainda não sabe qual camisa vai vestir no segundo semestre. Apesar de o clube mineiro ter o desejo na permanência do jogador, uma mudança no comando do Spartak Moscou pode complicar a negociação pela manutenção do atleta.

Com o término do Campeonato Russo o Spartak já iniciou os trabalhos para a temporada 2015/2016. E a primeira mudança foi na parte executiva. O diretor-geral Roman Askhabadze foi dispensado, interrompendo todas as negociações em que estava envolvido. Uma das conversas era com o Atlético, que tenta renovar o empréstimo de Rafael.

Além de ter as negociações interrompidas, outro fator que atrapalha para a direção alvinegra é a língua. Roman Askhabadze fala bem o português, o que facilitava e muito o contato entre os dois clubes. Com a facilidade para negociar com dirigentes brasileiros, Askhabadze estava com viagem marcada para o Brasil. O ex-dirigente do Spartak era aguardado na América do Sul para fazer algumas transações, entre elas estava a permanência de Rafael Carioca.

Enquanto o clube russo não contrata um novo CEO, o futebol vai ser gerenciado apenas por Dmitriy Popov, o diretor esportivo do Spartak Moscou. É com ele que o Atlético vai retomar os contatos para tentar a renovação do empréstimo de Rafael Carioca, pois os russos não aceitariam menos de 4 milhões de euros (aproximadamente R$ 13,6 milhões) pela venda do volante.

Inicialmente a direção do Spartak tem o interesse em recuperar pelo menos o valor investido na contratação de Rafael Carioca. Após aparecer e bem no Campeonato Brasileiro de 2008, quando foi revelado pelo Grêmio, o volante acabou vendido para o clube russo por 4 milhões de euros. Além dos gaúchos, Carioca também passou pelo Vasco, emprestado durante a temporada 2011.

Para ser cedido ao Atlético por um ano, Rafael Carioca teve de estender o vínculo com o Spartak. O contrato que se encerraria em junho de 2017 foi prorrogado até metade de 2018. Apesar da ligação com a equipe de Moscou, Rafael Carioca já deixou claro que seu desejo é permanecer na Cidade do Galo.

“Mostrei interesse em ficar, mas não posso fazer milagre. Minha resposta é positiva e espero que eles resolvam. Falta pouco tempo agora, estamos entrando em junho e as coisas tem que começar a acontecer”, comentou o jogador que disputou 35 partidas pelo Atlético e marcou dois gols, o mais importante deles contra o Colo-Colo, que garantiu a classificação atleticana às oitavas de final da Copa Libertadores.