Topo

Vasco não vence o Atlético em BH há 20 anos. E Levir estava na última vez

Jô e Ronaldinho Gaúcho gol do Atlético-MG no último duelo com o Vasco em BH, vitória por 2 a 1 pelo Brasileirão de 2013 - JULIANA FLISTER/AGÊNCIA I7/ESTADÃO CONTEÚDO
Jô e Ronaldinho Gaúcho gol do Atlético-MG no último duelo com o Vasco em BH, vitória por 2 a 1 pelo Brasileirão de 2013 Imagem: JULIANA FLISTER/AGÊNCIA I7/ESTADÃO CONTEÚDO

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

27/05/2015 10h25

Poucos dias atrás completou 20 anos da última vitória do Vasco sobre o Atlético-MG em Belo Horizonte. Adversários deste domingo, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, as duas equipes se enfrentaram em 1995 pela Copa do Brasil. Melhor para o time cruzmaltino, que venceu o jogo realizado em 17 de maio daquele ano e se classificou nos pênaltis.

Entre os protagonistas do confronto, válido pelas quartas de final do torneio nacional, estava o técnico Levir Culpi, na primeira de suas quatro passagens pelo Atlético. Depois de vencer o duelo de ida no Maracanã, por 1 a 0, o Atlético não conseguiu segurar o resultado e acabou derrotado pelo mesmo placar. O atacante Valdir, que posteriormente também vestiu a camisa atleticana, foi o autor do único gol da noite.

Apesar de contar com Taffarel, que falhou no gol marcado pelo Vasco, o Atlético acabou derrotado na disputa de pênaltis. O goleiro que havia vencido a Copa do Mundo nas penalidades pouco menos de um ano antes não defendeu nenhuma cobrança dos vascaínos. Já os atleticanos foram mal e perderam duas cobranças e o resultado foi de 4 a 1 para os cariocas, que seguiram para semifinal do torneio.

Desde então foram mais 11 partidas na capital mineira, todas pelo Campeonato Brasileiro, com oito triunfos do Atlético e três empates. Se nesse período a equipe mineira acabou goleada em alguns confrontos no Rio de Janeiro, também aplicou alguns placares elásticos em jogos no Mineirão. Em 1996 venceu por 5 a 1 e em 2008 goleou por 4 a 1.

E vencer o Vasco pode marcar o início de uma arrancada no Campeonato Brasileiro. O confronto com os cruzmaltinos é o primeiro de cinco jogos que o Atlético vai disputar no Independência nas próximas sete rodadas. “Todo mundo sabe da força da massa, do nosso torcedor. Apesar de que não estamos fazendo maus jogos fora de casa. Os torcedores têm nos acompanhado bastante também, mas o Horto é nossa casa, onde estamos acostumados a vencer e, sem dúvida, voltando agora ao Horto, vamos fazer grandes jogos e sair com as vitórias necessárias”, comentou o meia Giovanni Augusto.

Apesar dos 20 anos sem perder para o Vasco em Belo Horizonte, o Atlético foi derrotado uma vez para o time cruzmaltino atuando como mandante. Em 2011, com Mineirão e Independência fechados para reforma, o Atlético mandava os jogos longe da capital. No Brasileirão daquele ano o time mineiro recebeu o Vasco no Ipatingão e acabou derrotado por 2 a 1, de virada. Magno Alves marcou para os donos da casa, enquanto Diego Souza fez os dois gols dos cariocas.