Topo

Fábio, sobre Libertadores: 'Às vezes, ficamos mais chateados que diretoria'

Fábio dá a cara a tapa após a derrota do Cruzeiro para o River Plate, da Argentina, e cobra mudanças - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Fábio dá a cara a tapa após a derrota do Cruzeiro para o River Plate, da Argentina, e cobra mudanças Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

28/05/2015 21h18

O capitão Fábio foi o escolhido para dar explicações após a vexatória eliminação do Cruzeiro nas quartas de final da Copa Libertadores da América para o River Plate, da Argentina, em pleno Mineirão. O goleiro foi à sala de imprensa da Toca da Raposa II e não poupou críticas à forma de jogar da equipe. Ele, inclusive, garantiu que os atletas ficaram mais abatidos com a queda no torneio continental que os próprios dirigentes.

Questionado sobre o culpado pela derrota, o jogador atribuiu a responsabilidade a todos os profissionais do clube, incluindo elenco, comissão técnica e diretoria. Ele ainda disse que os jogadores se chateiam mais que os membros da cúpula em uma eliminação

“A culpa é de todo mundo, porque todo mundo está lá na foto e ergue o troféu. O jogador se sente muito mais pressionado, porque teve a possibilidade de estar ali perto de se classificar. A gente fica, às vezes, mais chateado que um dirigente”, afirmou o camisa 1, que ainda acrescentou:

“Eu acho que todos têm as suas funções e a forma de encarar as suas responsabilidades. Tínhamos que encarar dentro de campo, então é boa parcela nossa, do treinador também, porque o comandante tem que estar junto quando ganha e perde. Temos a possibilidade de mostrar algo diferente já nessa partida contra o Figueirense. Não fomos merecedores, o River foi dentro de campo e por méritos conseguiu a classificação. Perdemos por faltas de várias coisas que pesaram na nossa desclassificação”.

A entrevista coletiva do goleiro, na Toca da Raposa II, durou cerca de 30 minutos. Confira os principais trechos da conversa do experiente jogador com a imprensa:

Principais erros do Cruzeiro
Agora não vai acrescentar em nada falar quais erros foram cruciais para a gente não conseguir chegar à final do Mineiro e não passar para a semifinal da Libertadores. Se você não consegue dentro do jogo, desenvolver um ritmo bom para a partida, você não consegue a classificação, pode ser um jogo apenas e foi o que aconteceu.

Eliminações para argentinos
Primeiro, porque o Cruzeiro é o único time que chega, senão não estava disputando Libertadores. Os argentinos são os maiores campeões da Libertadores. Por isso gera esse confronto. Mérito desses jogadores da Argentina que conseguiram sobressair sobre a equipe do Cruzeiro. É dentro de campo que se resolve. Não conseguiu jogar bem, acaba perdendo. É normal.

Escolhido para dar coletiva após a eliminação
Até brinco, cada um tem um peso. Quando perde, você tem que assumir o peso que você tem dentro do clube, dentro do futebol, e você tem que ter personalidade. Quando ganha, vêm outros às vezes, mas estou pronto para responder o que vocês (imprensa) perguntarem de uma forma transparente, cristalina.

Sequência difícil e pressão no técnico
Em termos de sequência difícil, todos nós vamos ter. Se for analisar jogo a jogo, sequência difícil para todo mundo. Em relação à troca de treinadores, é o que mais acontece dentro do nosso futebol, infelizmente. Às vezes, não por falta de capacitação, mas porque às vezes o treinador vê que não consegue tirar algo do atleta mais. Muitos treinadores nem esperam que o clube tome a decisão, muitos têm personalidade e pedem para sair mesmo. São coisas do futebol, algumas acho exageradas. Tem que ser analisada com critério. Espero que, cada vez mais, isso aconteça menos.