Topo

Oswaldo critica Fifa e CBF e brinca com risco de demissão no Palmeiras

Oswaldo de Oliveira fala pela primeira vez como técnico do Palmeiras - Danilo Verpa/Folhapress
Oswaldo de Oliveira fala pela primeira vez como técnico do Palmeiras Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

29/05/2015 15h09

O treinador do Palmeiras, Oswaldo de Oliveira, não da sinais de ser atingido pela pressão. Após um mau começo no Brasileirão (dois pontos em três jogos) o comandante alviverde precisou responder várias sobre a possiblidade de perder o cargo em caso de tropeço diante do Corinthians, no domingo, e até brincou com a situação.

"Está estranha essa entrevista. Vocês estão querendo puxar meu tapete? Rapaz (risos)... Eu estou aqui, normal, não sei se posso ser demitido ou não. Era mais conveniente vocês terem de outras pessoas essa reposta, não minha. Ganhando o jogo ou perdendo, quero estar aqui segunda-feira, eu gostaria de permanecer", brincou.

Sobre o time que colocará em campo diante do rival, SOwaldo fez menos mistério do que nas partidas decisivas do Paulistão. Revelou, por exemplo, que Rafael Marques e Valdivia serão titulares. No restante do time, manteve algumas dúvidas, indicando que não deve fazer grandes mudanças.

"Primeiro tenho que ver a recuperação desses caras. Depois, o Corinthians vai treinar hoje, amanhã ainda, é bom segurar um pouco as decisões. Apesar disso, acho que o Tite já sabe. Eu ainda não sei tudo não".

Como não poderia deixar de ser, a prisão do ex-presidente da CBF José Maria Marin ao lado de dirigentes da Fifa, e a reeleição de Joseph Blatter na entidade máxima do futebol em meio a diversos escandâ-los acabou sendo assunto na entrevista. Oswaldo foi contundente na opinião, tanto em relação à federação internacional como à brasileira.

"Acho que tínhamos que ter uma mudança nesse aspecto na Fifa. Não sei se o outro candidato (o jordaniano Ali Bin Al Hussein) poderia fazer um grande trabalho. Tem tantas outras pessoas, gente que militou no futebol, jogou, dirigiu clubes com competência, mas não consegue chegar nesses cargos altos que são de importância fundamental. Com relação ao futebol mundial, não ousaria dizer, mas no brasileiro, se tivéssemos em cargos mais importantes pessoas mais adequadas às funções, preparadas estaríamos nadando de braçada. Seríamos os Globetrotters. Muitos problemas são fruto dessas administrações errôneas que fazem o esporte involuir. Então para mim, mudança já!", disse.

O provável Palmeiras que enfrenta o Corinthians no Itaquerão domingo tem Pras; Lucas, Vitor Hugo, Jackson e Egídio; Gabriel, Arouca; Kelvin, Valdivia e Zé Roberto; Rafael Marques.