Topo

Roger tem trunfo para dar certo no Grêmio. A ligação com a base

No primeiro treino, Roger Machado conversou com um dos "pupilos": Junior (foto) - Marinho Saldanha/UOL
No primeiro treino, Roger Machado conversou com um dos 'pupilos': Junior (foto) Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Do UOL, em Porto Alegre

30/05/2015 06h00

Roger tem uma história dentro do Grêmio e ela pode ajudar muito mais do que ele imagina. Além de resgatar a identidade do clube no time atual, com o discurso de 'DNA vencedor', o novo treinador também conta com a passagem pelas categorias de base para auxiliar no crescimento dos garotos do elenco principal. Nomes como Walace, Pedro Rocha, Raul e Yuri Mamute encontrarão no ex-lateral esquerdo um mentor que já trabalhou ou monitorou muitos deles.

O Grêmio chegou a citar mais de uma vez que levaria muito em conta a abertura do sucessor de Felipão para o uso das categorias de base. Com a política de austeridade financeira em funcionamento desde janeiro, o clube promoveu jovens e iniciou o Gauchão com um time repleto deles. Os desempenhos irregulares implodiram a ideia de uma formação só com caras novas, mas o elenco principal segue majoritariamente formado por novatos.

“Não vou dizer do Felipão, até porque ele deu muita moral aos mais jovens. Ele deu confiança mesmo. Claro que agora muda um pouco o parâmetro porque o Roger viveu com os meninos mais tempo. Com certeza ele vai mesclar o time e dar chance”, disse Giuliano.

Nos treinos da semana, Roger conversou com Junior, lateral esquerdo, mas manteve Marcelo Oliveira na posição como titular. Segurou Walace entre os titulares e no ataque, criou dúvida entre dois jogadores da base: Pedro Rocha ou Yuri Mamute. Braian Rodríguez, herói diante do Figueirense, deve ficar no banco de novo.

O Grêmio de Roger Machado entra em campo no domingo, contra o Goiás, no estádio Serra Dourada. Erazo, já com a seleção equatoriana que disputará a Copa América, é desfalque.