Topo

Má campanha de favoritos e azarões no G4: Brasileiro 2015 está imprevisível

Do UOL, em São Paulo

31/05/2015 22h46

Não, torcedor, a tabela do Campeonato Brasileiro não está invertida. De fato, após as quatro primeiras rodadas, os favoritos ao título estão longe da zona de classificação da Libertadores. Pior: dois deles, Flamengo e Cruzeiro, estariam rebaixados se o campeonato terminasse hoje. Os azarões, por sua vez, ocupam todas as posições do G4. 

Depois de quatro partidas, o Atlético-PR lidera o Brasileirão, com nove pontos, seguido de Sport, Ponte Preta e Goiás, todos com oito pontos -- os três times, são, também, os únicos invictos do campeonato.

Em contrapartida, Flamengo e Cruzeiro são as equipes com mais derrotas até aqui: são três, com apenas um empate (o Joinville, último colocado, tem a mesma campanha, mas fica atrás por conta do saldo de gols). O Vasco, com três pontos, completa a zona de rebaixamento.

A tabela do Brasileirão, dessa forma, desmistifica qualquer prognóstico feito antes de a bola rolar. O Internacional, por exemplo, ocupa a modesta 14ª posição, com cinco pontos conquistados, como Santos, Palmeiras e Grêmio.

O Corinthians, por sua vez, apontado como o melhor time do Brasil no começo da temporada, apesar dos sete pontos e da oitava colocação na tabela, venceu dois jogos por 1 a 0, além de empatar sem gols com, o Fluminense e perder em casa para o Palmeiras.

Já o Atlético-PR, primeiro colocado, precisou disputar o quadrangular da morte para evitar a queda à Série B do Campeonato Paranaense. A Ponte é um dos times que conseguiu o acesso à elite do Brasileirão neste ano.

Com sete pontos, o Avaí, outro time que veio da segunda divisão, é outra surpresa do Brasileirão. O time catarinense, que vem de duas vitórias seguidas, tem a mesma pontuação de Atlético-MG, São Paulo (à frente devido ao saldo de gols), Corinthians e Fluminense.

Fato raro

Desde que os pontos corridos foram implantados pela CBF. apenas as edição de 2004 e 2009 registraram algo parecido. Há 11 anos, depois de quatro rodadas, a Ponte Preta era líder do Brasileirão, com dez pontos. São Paulo, Figueirense e Cruzeiro completavam o G4. Dali a cinco anos, Vitória e Náutico se juntaram a Inter e Santos.

Nas outras edições, apenas um azarão fez parte da zona da Libertadores após quatro partidas disputadas: São Caetano (4º em 2003), Juventude (4º em 2005), Paraná (2º em 2007),   Náutico (3º em 2008), Ceará (4º em 2010), Vitória (4º em 2013) e Bahia (4º em 2014).