Topo

Milton Cruz, despedida e Inter no Beira-Rio. Combinação já deu certo no SP

Milton Cruz fará sua despedida do comando do São Paulo no jogo contra o Inter - Julia Chequer/Folhapress
Milton Cruz fará sua despedida do comando do São Paulo no jogo contra o Inter Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

31/05/2015 06h00

Um adversário em alta, garantido na semifinal da Libertadores, que entrará em campo com o apoio da torcida. A tarefa do São Paulo contra o Internacional no Beira-Rio é difícil. Mas o jogo que marcará o último jogo de Milton Cruz à frente do time paulista pode reeditar uma experiência vivida há quatro anos, no mesmo estádio, diante do mesmo rival.

No dia 18 de julho de 2011, o São Paulo conseguiu vencer o Inter por 3 a 0, em pleno Beira-Rio, gols de Casemiro, Fernandinho e Carlinhos Paraíba. Naquela oportunidade, o time foi comandado por Milton Cruz, que havia assumido interinamente após a demissão de Paulo César Carpegiani. 

Coincidentemente, o São Paulo, àquela altura, já tinha acertado com um novo treinador: Adilson Batista, que foi apresentado no dia seguinte, na capital paulista. O roteiro, agora, será exatamente o mesmo. Na próxima segunda-feira, Juan Carlos Osorio assumirá o comando do time tricolor.

Há quatro anos, Milton Cruz também teve bom aproveitamento à frente do São Paulo e ajudou a amenizar a crise no clube. Antes de ele assumir a equipe, o São Paulo perdeu três partidas seguidas. Os resultados foram responsáveis pela queda de Carpegiani -- o time perdeu para Corinthians (5 a 0), Botafogo (2 a 0) e Flamengo (1 a 0). 

Milton assumiu o São Paulo e, como interino, comandou o time nas vitórias sobre Cruzeiro (2 a 1) e Inter (3 a 0). Depois, voltou a fazer parte da comissão técnica são-paulina. Em outubro do mesmo ano, com a demissão de Adilson, voltou ao cargo de técnico, até a chegada de Emerson Leão. 

Na atual passagem, Milton também foi um dos responsáveis pela recuperação do time. Com ele à frente do grupo, o São Paulo conseguiu garantir a classificação ás oitavas de final da Libertadores, depois de vencer o Danubio fora de casa e o Corinthians no Morumbi. 

Sob o comando do treinador interino, o time são-paulino acabou eliminado pelo Santos na semifinal do Paulistão. No Campeonato Brasileiro, soma seis pontos em três partidas disputadas, ocupando a quarta posição na tabela.

No total, nessa atual passagem, Milton Cruz treinou o São Paulo em dez oportunidades, com sete vitórias e três derrotas (aproveitamento de 70%). O destino dele, porém, ainda não está definido. Nesta sexta-feira, Alexandre Pato disse que espera vê-lo na comissão técnica de Osorio.