Topo

Técnico estreante no Grêmio tem motivos de sobra para temer Serra Dourada

Roger Machado (e) estreia onde foi goleado duas vezes como jogador - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Roger Machado (e) estreia onde foi goleado duas vezes como jogador Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/05/2015 06h00

O Serra Dourada está longe de ser um estádio que recebe bem seus visitantes. Não é por conta da pressão da torcida do Goiás, de um eventual clima hostil ou de falta de estrutura. Mas pela dificuldade encontrada em atuar lá. Roger Machado, que estreia como técnico do Grêmio, tem motivos para querer esquecer a maioria das passagens como atleta do time gaúcho pelo gramado de Goiânia. 

Logo de cara, Roger teve um triunfo. Em 1996, o título brasileiro passou por uma vitória no Serra Dourada. Roger esteve em campo no 3 a 1 pela semifinal daquele campeonato, que combinada com empate em Porto Alegre levou o Grêmio à decisão. Posteriormente veio a taça na final contra a Portuguesa. Foi a primeira vitória no estádio que tinha sido inaugurado em 1975. E única com o ex-lateral em campo. 
 
No ano seguinte, porém, começaram os momentos que Roger poderia muito bem apagar de sua memória na casa do Goiás. Pelo Brasileiro de 1997, o alviverde foi imponente. O atual treinador gremista esteve em campo o jogo todo e de dentro das quatro linhas viu sua equipe levar 6 a 0. Em um dos gols, por pouco não fez contra ao dividir com Aloísio dentro da pequena área. 
 
Em 1998, Roger também atuou no empate em 0 a 0. E voltou ao Serra Dourada apenas em 2002, quando foi goleado novamente. Sob comando de Tite, viu o Grêmio levar 4 a 1, também pelo Brasileiro. E a última vez que defendeu o Tricolor lá foi em 2003, no empate em 1 a 1. 
 
Com isso, Roger Machado como atleta defendeu o Grêmio em cinco partidas no Serra Dourada, venceu uma vez, perdeu duas e teve dois empates. Os gaúchos marcaram cinco gols, sofreram 12. O Grêmio, por sua vez, venceu apenas três vezes na história no palco deste compromisso. Além de 1996, em 2008 os gaúchos aplicaram 3 a 0 e em 2010 o placar foi 2 a 0 para o Tricolor. 
 
Em função diferente, ídolo do clube pelos múltiplos títulos conquistados, o treinador estreia neste domingo. O jogo da quarta rodada do Brasileirão está marcado para as 16h (horário de Brasília). Vindo de vitória, o time azul, branco e preto que embalar na competição e aposta suas fichas na volta da confiança a partir da chegada do ex-lateral.