Topo

Conversa com Levir surte efeito e Atlético-MG vê queda no número de cartões

Atlético comete em torno de 14 faltas por jogo, mas número de cartões anda diminuindo - Bruno Cantini/ Atlético Mineiro
Atlético comete em torno de 14 faltas por jogo, mas número de cartões anda diminuindo Imagem: Bruno Cantini/ Atlético Mineiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

01/06/2015 06h00

Nas últimas duas rodadas do Brasileirão, o time do Atlético-MG apresentou um detalhe interessante quanto às infrações dentro de campo. A média de faltas segue próxima de 14 por partida, mas não houve sequer um cartão amarelo. Em meio ao aumento da rigorosidade dos árbitros, a melhora no ‘comportamento’ dos jogadores é reflexo de uma conversa e orientação da comissão técnica com os atletas de Levir.

Desde o início deste Brasileirão, a comissão de arbitragem da CBF orientou os árbitros a tratarem com mais rigor as reclamações dos jogadores em campo. Até o terceiro final de semana de campeonato, as partidas já registravam em torno de 40 cartões amarelos a mais que no mesmo período de 2014.

“Eles têm razão. No futebol existe muita simulação. Estamos acostumados com isso, de sempre tentar tirar uma vantagem de algo, que é a nossa índole. Isso é muito ruim. Outra coisa é reclamar com as faltas. Eu mesmo estava me policiando e percebi que também reclamei. Gestos assim levam a arbitragem a muitos questionamentos. Eu acho justo”, comentou Levir.

No Atlético, a orientação já surte efeito. No primeiro semestre, o time levou em média 1,9 cartões por jogo no estadual e 2,75 na Libertadores. Na estreia do Brasileirão contra o Palmeiras, o Atlético teve quatro jogadores amarelados. Na rodada seguinte, o número caiu para dois diante do Fluminense. Contra o xará paranaense e no último domingo contra o Vasco, nenhum atleta saiu de campo amarelado. Nesta altura do campeonato em 2014, o time mineiro já tinha levado dez cartões amarelos.

“Isso é uma obrigação da comissão técnica. Recebemos normas. Os árbitros me chamaram antes do jogo contra o Atlético-PR e disseram que iriam aplicar o pedido. Se eles não aplicarem, sobra para eles. Eu entendi isso e passei para os jogadores. E eles entenderam muito bem”, acrescenta Levir.

Na atual edição do nacional, a equipe do treinador é, ao lado do Sport, o segundo time com menos cartões amarelos (seis) nos quatro primeiros jogos, atrás somente do Joinville, com cinco.