Topo

Enquanto Palmeiras busca camisa 9, Oswaldo quer fazer time jogar sem um

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

01/06/2015 06h00

Ao longo de toda a semana, Oswaldo de Oliveira foi obrigado a responder sobre os centroavantes que possui no elenco do Palmeiras: a pergunta surgiu na terça-feira, na sexta-feira e no domingo. Em todas as ocasiões, fez questão de defender Cristaldo e Leandro Pereira, suas principais opções no elenco. Ao mesmo tempo, porém, prepara uma opção, utilizada neste domingo diante do Corinthians, para jogar sem referência na área.

Cristaldo e Leandro tiveram bons momentos em 2015: o primeiro marcou seis gols e é um dos artilheiros da equipe, mesmo com uma média baixa de 0,33 gol/jogo; o segundo balançou as redes apenas três vezes, sendo duas delas decisivas, nas quartas de final e na finap do Paulista.

Na visão de Oswaldo, são dois atletas capazes e jovens, que podem evoluir. Não são, entretanto, nomes de peso para comandar o ataque de um postulante ao título brasileiro. O Palmeiras está atento ao mercado por um 9.

Na última semana, Lucas Barrios foi o principal nome ligado ao alviverde. Argentino naturalizado paraguaio, pertence ao Spartak, da Rússia, e precisa negociar sua liberação - tem mais um ano e meio de contrato. Uma definição sobre sue futuro só virá após a Copa América.

Enquanto isso, Oswaldo adotou uma estratégia ousada: quer ensinar o Palmeiras a jogar sem centroavante. Neste domingo, sacou Cristaldo e Leandro Pereira e escalou Rafael Marques no lugar. Embora tenha começado a carreira como centroavante, Rafael atuou aberto, caindo principalmente pelo lado esquerdo. O time não teve ninguém centralizado na área.

O esquema sem 9, raro no futebol brasileiro, funcionou extremamente bem. Justamente quando atuou sem um homem gol o Palmeiras quebrou um jejum de três jogos sem balançar as redes. Rafael Marques, inclusive, marcou um dos gols, entrando na área pela esquerda para cabecear. Depois do jogo, Oswaldo admitiu que pretende implantar o esquema de forma definitiva.

"Às vezes a gente tem que omitir alguma informação, isso pode ser fundamental para o adversário, eu precisava fazer isso para que a gente tivesse o domínio do jogo no meio campo. Essa movimentação é importantíssima. A ideia é na continuidade, se pudermos, estabelecer isso como regra", explicou o treinador.

A partir da próxima semana o comandante palmeirense terá mais opções para seu novo esquema: o efeito suspensivo de Dudu começa a valer, e o atacante volta a estar à disposição. Se depender do clássico deste domingo, enquanto espera por Barrios ou por outro artilheiro, o Palmeiras pode ter na formação sem goleador sua melhor opção.