Topo

Aguirre abre luta contra overdose de Tigres e quer esquecer semifinal

Técnico pediu ao time para pensar só no Brasileirão no intervalo da Libertadores - Jeremias Wernek/UOL
Técnico pediu ao time para pensar só no Brasileirão no intervalo da Libertadores Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/06/2015 13h41

Quarenta e três dias separam o Internacional do primeiro jogo contra o Tigres, pela semifinal da Copa Libertadores, e Diego Aguirre sabe bem o que quer agora. Tudo que o treinador deseja é fazer seus jogadores esquecerem do confronto com os mexicanos. A luta extracampo dele é contra uma overdose psicológica no vestiário.

Nesta tática o Brasileirão pode passar de vilão a aliado. Se ao mesmo tempo o campeonato pode render mais desfalques por lesão, ajudará a mudar o foco dos atletas. Até o jogo de ida da semi, em 15 de julho, o Colorado tem nove partidas pela frente. A primeira desta série será na quinta-feira, em São Paulo, contra o Palmeiras.

“Não dá para ficar falando 40 dias falando com o jogo diante do Tigres, acho que é um excesso. Não tem como ficar pensando nisso. O jogo com Tigres todos sabemos que virá em algum momento, mas vamos nos preparar como sempre: uma semana antes. Temos jogos difíceis antes, vamos olhar. Mas nem penso em falar do Tigres agora. Não dá”, disse Aguirre nesta terça-feira (02), em entrevista coletiva no CT do Parque Gigante.

O lado psicológico já foi citado várias vezes pelo treinador na temporada. Especialmente após jogos decisivos – como final do Gauchão e mata-mata da Libertadores. Um exemplo real do tratamento de Aguirre com este aspecto foi o treinamento da manhã. Os jogadores que foram titulares diante do São Paulo, no domingo, receberam folga. Os demais trabalharam.

“Não só para o descanso físico, mas também psicológico. Às vezes não vir aqui, ficar com a família e ter a cabeça em outra coisa faz bem. A maioria deles vai viajar e alguns jogarão”, comentou o treinador ao falar da folga para um grupo do elenco.

Confira outras respostas da entrevista coletiva de Diego Aguirre

Obrigação ganhar em São Paulo

É um jogo muito importante, mas obrigação não sei. O Palmeiras acho que vai estar entre os primeiros lá no final. Os três pontos seria algo espetacular, mas um empate lá não seria ruim. Sempre que você vai jogar fora tem que imaginar uma vitória também...

Inter como candidato ao título

Inter tem muitos jogadores bons e é normal considerar o time como um dos candidatos a ganhar o Campeonato Brasileiro. Assumimos isso tendo jogadores muito bons. E ajudou também estar na semifinal. O time ganhou respeito e consideração que talvez no começo não tinha. Isso acontece no futebol, o resultado vai dando força.

Geferson e William afirmados

O Geferson na seleção surpreendeu a todos, fiquei muito feliz pela chance a ele. Ele vai voltar de lá com uma experiência muito boa. Uma possibilidade de conviver com os melhores jogadores do mundo. Geferson vai voltar melhor ainda. William está em uma fase muito boa. Fico feliz por eles, mas foram eles que pegaram e aproveitar a chance de jogar.

Lisandro e Nilmar em sequência

Valdívia e Nilmar estão prontos, sem problema para quinta-feira. E a dupla de Lisandro e Nilmar é válida, mas estamos analisando todos os jogos e as sequências. Para esta quinta-feira não devem jogar juntos. Gostaria, até gostaria mesmo, mas também temos um jogo domingo e não dá para experimentar na quinta-feira. É muito provável que seja mais adiante. Um deles vai jogar, pode ser só o Nilmar ou o Nilmar com outro. Temos outras opções também.

Fase do Palmeiras

Engraçado... Agora estamos falando que o momento é bom do Palmeiras, mas três dias atrás era ruim. Um jogo, e foi espetacular, muda tudo. Respeitamos todos e o Palmeiras é um time forte, tem condições. Entendo que vai ser um jogo muito difícil.

Wellington de volta a jogar

Falei com ele, está bem e quase pronto. Precisa de mais uns dias ainda, mas é quase uma realidade para duas semanas, por exemplo. Não conheço muito ele, não treinou muito comigo, mas vi vídeos e todos no Inter falam bem dele. Vai ser uma opção a mais para ajudar.

Substituto de Geferson

São possibilidades que consideramos, que já fizemos. Não contratamos, mas temos Ruschel, Artur e todas as opções são válida.

Ataque com só dois gols no Brasileirão

Em algum momento vamos ter que começar a fazer mais gols. Confio muito na qualidade dos nossos jogadores. Um time que tem Nilmar, Lisandro López... é verdade que perdemos uns nomes, mas é simplesmente esperar os gols. Fizemos dois gols em quatro jogos e podemos fazer quatro em dois ali na frente. Não acho que é uma carência ou dificuldade. Foram jogos fechados, tivemos muitas chances e perdemos nestes jogos.