Topo

Com a função de 'manager', Luxa terá o mesmo salário que Marcelo Oliveira

Além de treinar, Luxemburgo também terá a liberdade de contratar jogadores - Emilio Naranjo/EFE
Além de treinar, Luxemburgo também terá a liberdade de contratar jogadores Imagem: Emilio Naranjo/EFE

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

02/06/2015 19h21

Confirmado oficialmente como novo técnico do clube, Luxemburgo já é aguardado em Belo Horizonte para assinar com o Cruzeiro e acompanhar o time na partida contra o Flamengo do banco de reservas. A partir desta quarta-feira, o treinador começa sua vida no atual campeão brasileiro, justamente contra o ex-clube. Para voltar a treinar a equipe mineira, Luxa aceitou reduzir seu salário, mas ganhará uma função que sempre desejou em sua carreira no futebol: ser o ‘manager’.

Desde que Alexandre Mattos saiu do clube, o presidente Gilvan de Pinho Tavares deixou o supervisor de futebol, Benecy Queiroz, e o gerente de futebol, Valdir Barbosa, com a função. O presidente chegou até a dizer que ele mesmo seria o homem da cadeira principal e o diretor de futebol ao mesmo tempo, mas o acúmulo de trabalho não permitiu. Desde então, Benecy e Valdir foram bastante questionados, e deverão voltar a realizar seus antigos trabalhos. Desta forma, Luxemburgo será o responsável por tocar o futebol fora de campo, participando da vida do clube quanto à contratação de jogadores, além de comandar a equipe à beira do gramado.

Acostumado com as altas cifras, Luxemburgo terá uma redução do salário em relação aos seus clubes anteriores. No Cruzeiro, o treinador irá ganhar cerca de R$400 mil, a mesma quantia recebida por Marcelo Oliveira. Em contrapartida, o clube mineiro também será o responsável por pagar toda a comissão técnica do treinador, algo que não acontecia com frequência em outras equipes, em que o próprio Luxa pagava o salário de seus auxiliares.