Topo

Cruzeiro age rápido e confirma Vanderlei Luxemburgo como novo técnico

Novo treinador do Cruzeiro estará presente no Mineirão contra seu ex-clube - Vinicius Castro/UOL
Novo treinador do Cruzeiro estará presente no Mineirão contra seu ex-clube Imagem: Vinicius Castro/UOL

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

02/06/2015 19h05

Conforme antecipado mais cedo pelo UOL Esporte, Vanderlei Luxemburgo é o novo treinador do Cruzeiro. A oficialização do ex-comandante do Flamengo no time mineiro foi confirmada nesta noite de terça. Luxemburgo é aguardado em Belo Horizonte e estará no Mineirão já nesta noite de quarta-feira para acompanhar e comandar o time justamente o duelo entre seu novo clube e o antigo, válido pela quinta rodada do Brasileirão.

Luxemburgo volta ao Cruzeiro após mais de dez anos depois de fazer parte de um das maiores temporadas da equipe estrelada. Em 2003, o comandante esteve à frente do clube na conquista da inédita Tríplice Coroa, erguendo o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão daquele ano. Luxa saiu em 2004 e só voltou a Minas para treinar o rival Atlético-MG em 2010.

O Cruzeiro demitiu Marcelo Oliveira nesta tarde de terça-feira. Após uma reunião na Toca da Raposa, a diretoria achou melhor dar fim ao vínculo com o treinador, alegando a necessidade de mudanças no clube. Com dois títulos brasileiros no currículo, Marcelo deixa o clube como um dos maiores treinadores que o torcedor celeste já viu. Ao todo, foram 169 partidas, 105 vitórias, 32 empates e 32 derrotas, alcançando ainda um aproveitamento de 68,44% em dois anos e cinco meses.