Topo

Aproveitamento de 33% como visitante é outro grande rival do Atlético-MG

Na abertura do Brasileiro o Atlético errou a marcação no último minuto e tomou o gol de empate do Palmeiras - Folhapress
Na abertura do Brasileiro o Atlético errou a marcação no último minuto e tomou o gol de empate do Palmeiras Imagem: Folhapress

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

03/06/2015 06h00

Conquistar o Campeonato Brasileiro é o grande objetivo do Atlético-MG. Apesar de a competição estar apenas nas primeiras rodadas, o discurso na Cidade do Galo é de buscar o título que o clube não consegue desde 1971. Depois de chegar muito perto em 2012, os jogadores alvinegros sabem muito bem o que é preciso fazer para ser a melhor equipe depois de 38 rodadas: manter o alto aproveitamento dentro de casa e subir o rendimento longe de Belo Horizonte.

E jogar fora de seus domínios virou um tormento para o Atlético, desde que o Brasileirão passou a ser disputados por pontos corridos, em 2003. Desde então o time alvinegro disputou 221 jogos, já considerando os duelos com Palmeiras e Atlético-PR nesta edição, e conseguiu somente 52 triunfos.

O aproveitamento de pontos é preocupante. São 219 pontos conquistados em 663 disputados, o que dá um aproveitamento de 33% como visitante. De acordo com o histórico da competição, o campeão com pior rendimento como visitante foi o Flamengo, em 2009, quando teve 45%, como informa o site FutDados. Nem mesmo no ano que teve sua melhor campanha nos pontos corridos, o Atlético atingiu esse número.

Em 2012, quando foi vice-campeão brasileiro, o time dirigido por Cuca venceu seis vezes como visitante e empatou sete oportunidades, além de seis derrotas. Com 25 pontos conquistados em 57 possíveis, o Atlético teve um aproveitamento de 43%. O campeão daquela edição foi o Fluminense, que atuando como visitante conquistou 68% dos pontos. No final da competição, a diferença entre as duas equipes foi somente de cinco pontos.

Portanto, o duelo desta quarta-feira, contra o Avaí, pela quinta rodada, na Ressacada, se torna uma partida fundamental. Já que o Atlético almeja o título nacional, somar pontos longe de casa vai ser determinante para um time que teve mais de 70% de aproveitamento como mandante nas últimas três edições do Brasileirão.

“Se a gente manter essa regularidade que temos em casa nos jogos fora, tenho certeza que vamos brigar pelo G4 e até pelo título. Mas a gente tem que manter esse ritmo de jogo também fora de casa. As bolas precisam entrar para dar tranquilidade, porque a gente tem uma sequência muito boa dentro de casa e podemos buscar a liderança”, disse o meia Luan.