Topo

Com um disquete, Tite influenciou técnico do Grêmio a iniciar carreira

Roger Machado recebeu o primeiro presente para carreira de treinador de Tite - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Roger Machado recebeu o primeiro presente para carreira de treinador de Tite Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/06/2015 06h00

Um disquete pode soar estranho. Uma raridade hoje em dia. Material obsoleto para as novas gerações. Mas foi exatamente isto que provocou a vontade de se tornar treinador em Roger Machado. O presente foi de Tite, atual técnico do Corinthians e adversário nesta quarta-feira. No disco, um programa de planejamento tático para o então lateral do Grêmio 'brincar'. 

Aconteceu em 2001. Tite havia deixado o Caxias, onde conquistou o título do Campeonato Gaúcho do ano anterior exatamente sobre o Grêmio. Assumiu o Tricolor e logo de cara conquistou a Copa do Brasil. Por coincidência sobre o Corinthians. 

Roger era lateral esquerdo daquela equipe. Com Tite virou zagueiro no 3-5-2 adotado durante o primeiro semestre e que levou a equipe gaúcha ao título da Copa com empate em 2 a 2 no Olímpico e vitória por 3 a 1 no Morumbi. 

Em um momento de concentração, Tite, observando que Roger era atento a posicionamentos táticos e teria potencial para trilhar caminho como técnico no futuro, deu-lhe um presente que provocou o desejo de assumir tal profissão quando não tivesse mais condições de jogar. Um disquete com programa de análise tática. "É para ti brincares na concentração. Este será o teu futuro", profetizou o atual comandante corintiano. 

"Eu guardo este disquete até hoje. Ele, percebendo alguma habilidade que eu viesse a ter no futuro, me deu o primeiro presente para carreira de treinador. Um programa de análise tática para eu brincar na concentração. Foi o propulsor e o incentivador da minha carreira", contou Roger em entrevista coletiva. "Eu aprendi com ele a personalidade, a intensidade, o perfeccionismo que tem no trabalho. Procurar explorar os atletas ao máximo nos treinos para que se condicionem para o jogo. A administração do grupo, que sempre fez muito bem. Procurar fazer com que todos se sintam parte do processo. São algumas das coisas que aprendi com ele", completou. 

Agora em lados opostos, o duelo marca o primeiro encontro entre 'criador e criatura'. Roger diz conhecer Tite há mais tempo como técnico. Mas não se vê em vantagem por isso. 

"Ele me observou muito como jogador. Mas eu observo ele como técnico há mais tempo. Sob esta perspectiva, acho que eu conheço mais ele. Mas ele também não fica muito atrás", comentou. 

O jogo das 22h (horário de Brasília) válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro será a estreia do ex-lateral em casa. Aos 40 anos, ele recebe a primeira oportunidade de treinar um clube grande. E logo no segundo compromisso terá pela frente aquele que foi fundamental em sua carreira.