Topo

Luxemburgo chega e já traça primeira tarefa: melhorar o ânimo dos jogadores

Treinador esquece o passado no Flamengo e quer mudar o ambiente na Toca - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Treinador esquece o passado no Flamengo e quer mudar o ambiente na Toca Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

03/06/2015 12h56

Após ser demitido do Flamengo, há pouco mais de uma semana, Luxemburgo confirmou que ligou para Robinho com a intenção de convencê-lo a se transferir para o clube carioca, na época. O atacante possui contrato com o Santos até o mês de julho e ainda tem futuro indefinido na Vila Belmiro. No Cruzeiro, Luxa terá essa liberdade para contratar, função que cabe também ao diretor de futebol. Desde que Alexandre Mattos deixou a equipe, o clube tem encontrado dificuldades para realizar a função.

“Temos coisas boas para acontecer. Não vejo o clube diferente de outros clubes. A questão é o ânimo, a motivação. Depois a parte do coletivo, o que estamos fazendo aqui. Isso é importante para traçar o objetivo. Vamos conversar com os jogadores, com a comissão permanente. A maior mudança tática que quero que aconteça é o comportamento, não se acomodar com o que está acontecendo”, disse.

Desde que foi anunciado o novo comandante da equipe, Luxemburgo foi bastante questionado por parte da torcida celeste, que preferia a manutenção de Marcelo Oliveira. Assim como o ex-treinador da equipe, a chegada de Luxa vem com desconfiança, mas é tratada com naturalidade pelo técnico.

“Isso não é novidade. Não é diferente. Minha saída também tinha torcedores que não queriam. O que faz isso mudar é o resultado. Muda tudo. Essa discussão vai ser eterna no futebol”, acrescentou ele, já com a cabeça voltada para seu atual clube no compromisso de logo mais contra sua ex-equipe.

“É importante dizer que a questão aqui não é que vou jogar contra o Flamengo, eu ja saí de lá, ficou para trás. Hoje eu sou Cruzeiro, vou buscar vencer para passar para a parte de cima. O Flamengo ficou para trás, sou rubro-negro, mas não posso ser mais questionado pelo passado no Flamengo, mas pelo que vou fazer no Cruzeiro”, completou.

Veja outros assuntos comentados na primeira coletiva de imprensa do treinador celeste:

Satisfação em voltar ao clube que tive bastante êxito. Estou voltando em um momento difícil, o time não está mostrando tudo que estamos esperando. Tenho muito respeito e admiração pelo Marcelo, que é meu amigo. Isso é uma rotina até ruim do futebol, essas trocas constantes do futebol. Estava no Flamengo, tive propostas para sair e não deixei o clube. Quero dizer a importância de dar continuidade e colocar meus conhecimentos para traçar objetivos, começar a buscar pontos e buscar uma vaga na Libertadores. Traçar objetivos grandes da forma que é o clube. Não tem porque pensar também no tricampeonato, mas tem que trabalhar para isso. O importante é que estou feliz em voltar.

Como qualifica o grupo

Tem jogo hoje, assisto futebol, se pegar o time que jogou contra o Figueirense, o River. Os jogadores vão ter que descobrir se eles estão satisfeitos com o bicampeonato ou se querem algo mais para frente. É importante descobrir o que estão querendo, se estão satisfeitos e o que querem buscar. Essa será a conversa que teremos com ele.

Lembranças de 2003

Foram momentos importantes. Primeiro foi o Mineiro. Ganhei a Tríplice Coroa com o ‘Campeonato Rural‘. Minha neta tinha um ano e foi para o estádio. Tivemos jogos maravilhosos, fantásticos. Trabalhei também para conquistar recordes para o time e cada um dos atletas.

Pressão por bons resultados

Tudo faz parte da vida de cada um. Se estivesse confortável, não estaria aqui. Isso é o futebol, os momentos são assim. Se eu não tiver resultado, terá mudança e é assim que funciona. O mundo está instável. Todos os seguimentos estão instáveis. O comportamento da população mundial é diferente de anos atrás. Essas coisas que estão acontecendo no futebol nada mais são que discussões pontuais do futebol, mas é do governo de outros países que existem sempre sobre vários assuntos que estão acontecendo.

Trabalhos anteriores

Aqui no Brasil você é obrigado a ganhar todos os dias. Não deixei de ser bom profissional, mas o resultado não apareceu. Se pegar minha trajetória, mesmo não conquistando títulos nos últimos tempos, levei quase todos os clubes para a Libertadores. É um questionamento que será eterno.

Contratações

Contratações é assunto interno, se não a valorização fica complicada. Não posso prometer nada, principalmente no meu primeiro dia. Se for necessário, vamos colocar para ele e ele vai tentar correr atrás. Estou chegando ao clube agora, a primeira coisa é pensar no jogo. Depois ver as possibilidades ou não de fazer as coisas. Primeiro vamos focar no jogo.

Função de 'manager'

Sempre colaborei de alguma maneira. Não há razões para não colaborar. Mas essa história não é muito bem aceita, não permitem que o técnico seja gestor. Aqui no Brasil não é permitido porque tem que se preocupar só com o campo, mas acham muito legal os caras serem o manager lá na Europa. Cheguei para o Cruzeiro para ser técnico.

Novas ligações para Robinho?

Acordei hoje às 5h da manhã, cheguei aqui agora, não deu para ligar para ninguém.