Topo

Renegado no Flu por falta de pontaria é goleador de sensação do Brasileiro

Discreto no Fluminense, Biro Biro tem feito sucesso com a camisa da Ponte Preta em 2015 - Divulgação/Site oficial da Ponte Preta
Discreto no Fluminense, Biro Biro tem feito sucesso com a camisa da Ponte Preta em 2015 Imagem: Divulgação/Site oficial da Ponte Preta

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/06/2015 06h00

Artilheiro da sensação Ponte Preta em 2015 com oito gols, o atacante Biro Biro, de 20 anos, nem sempre contou com o atual prestígio. O goleador da equipe paulista foi emprestado pelo Fluminense por não ter espaço no elenco tricolor. Curiosamente, a pontaria e o baixo número de gols eram as principais críticas ao futebol do goleador da equipe paulista por parte de torcedores tricolores que hoje pedem seu retorno.

Um dos responsáveis por liberar jogador para a Ponte Preta foi o técnico Cristóvão Borges, que estava no cargo de comandante tricolor durante a montagem do elenco para 2015. Na ocasião, o treinador contava com Fred, Walter, Michael, Kenedy e Lucas Gomes para o ataque e preferiu a saída do atleta, emprestado até o fim de 2015.

Biro Biro deu seus primeiros passos como profissional no Fluminense, clube que o contratou ainda aos 17 anos, em 2012. Na ocasião, o Tricolor foi campeão carioca sub-20 após derrotar o Nova Iguaçu nas finais e decidiu contratar o destaque rival, que conquistou a artilharia da competição com 27 gols. Na base do time das Laranjeiras, o status de goleador persistiu até a ida ao elenco principal, consolidada no começo do ano seguinte.

Em 2013, o Fluminense brigava contra o rebaixamento com muitos desfalques e Biro Biro ganhou oportunidades, mas não conseguiu se firmar no elenco mesmo após atuar em 24 partidas do Campeonato Brasileiro, metade delas como titular. Com fama de artilheiro nas categorias de base, o atacante marcou apenas três gols na competição, o que lhe custou parte do prestígio no clube.

A temporada seguinte foi ainda mais difícil para Biro Biro: o atacante chegou a ter chances maiores com Renato Gaúcho durante o Carioca, mas praticamente não jogou com Cristóvão Borges. A falta de oportunidades veio mesmo diante da carência do elenco de um atacante de velocidade, uma de suas principais características.

Sem espaço nas Laranjeiras, Biro Biro foi emprestado para a Ponte Preta e começou a marcar os gols esperados já a partir de seu primeiro jogo na temporada. Na ocasião, o atacante entrou no segundo tempo do duelo com a Portuguesa e marcou os gols da equipe na derrota por 3 a 2 para o time do Canindé. Ele ainda marcaria mais quatro vezes na competição.

No Brasileiro, as boas atuações ao lado do destaque Renato Cajá têm empolgado até mesmo os torcedores mais críticos do Fluminense. A animação contagiou a diretoria, que se negou a liberar o jogador para o interessado Corinthians e pediu cerca de R$ 10 milhões ao time paulista para concretizar a transação. O desejo tricolor, inclusive, é contar com o retorno do atleta o mais rápido possível.

Biro Biro marca para a Ponte Preta contra o Santos