Topo

Corinthians não lutou por ele em 2014. Hoje é vice-artilheiro do Inter

Pedida salarial fez Nilmar sair dos planos do Corinthians. Ele tem seis gols no Inter em 2015 - EFE/Mario Ruiz
Pedida salarial fez Nilmar sair dos planos do Corinthians. Ele tem seis gols no Inter em 2015 Imagem: EFE/Mario Ruiz

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre e São Paulo

13/06/2015 06h00

Ele foi campeão por Corinthians e Inter, mas no ano passado apenas um dos clubes fez força para tê-lo. Nilmar não gerou disputa entre alvinegros e colorados. O Timão 'não fez força' para ter seu regresso e viu o time gaúcho ter o jogador pela terceira vez. Neste sábado, o vice-artilheiro da equipe dirigida por Diego Aguirre entra em campo para mostrar que a avaliação corintiana estava errada.

O jogo da sétima rodada do Brasileirão, saiba tudo sobre a partida, põe Nilmar frente a frente com o clube onde foi campeão brasileiro. Mas também relembra uma de suas pinturas vestindo a camisa do Inter. Em 2009, com uma arrancada dele, o Colorado ganhou no Pacaembu. Desde aquele 10 de maio o time gaúcho não vence o Corinthians em São Paulo.

O golaço e nem as lembranças do Campeonato Brasileiro de 2005 seduziram o Corinthians. Em julho do ano passado, Nilmar conseguiu se livrar do contrato com o Al Rayyan e apareceu como oportunidade de mercado aos dirigentes alvinegros e colorados. A pedida salarial foi considerada alta em São Paulo. Em Porto Alegre gerou negociações arrastadas e com direito a pressão por Whatsapp e em churrascos com a família.

A forte intenção do Inter, a ligação familiar com Porto Alegre e a falta de interesse do Corinthians decidiram o futuro de Nilmar: de novo no Beira-Rio. Como em um feitiço do tempo, o atacante voltou ao clube onde foi revelado e jogou depois de rescindir com o próprio time paulista. Mano Menezes apostou em Malcom. Abel Braga e quem foi contar com o camisa 7 realmente pronto fisicamente foi Diego Aguirre. Tite, contudo, nutre grande admiração pelo jogador. Afinal de contas, foram campeões da Copa Sul-Americana e do Gauchão no Colorado.

"Quando um profissional faz um gol na final da Sul-Americana, é eleito melhor da decisão, pega este prêmio, traduz ele em grana e divide com todos os funcionários do Internacional até o menor escalão, ele tem um grande respeito enquanto pessoa e atleta. Este é o respeito que tenho pelo Nilmar", disse Tite em entrevista coletiva.

Neste sábado, Nilmar poderá mostrar que o Corinthians errou ao não 'fazer força' para sua contratação. Vice-artilheiro do Inter na temporada, campeão gaúcho com gol na decisão, importante e titular de Diego Aguirre, ele está novamente adaptado ao futebol brasileiro e mostra que pode voltar a ser aquele que já deu alegrias a ambas as torcidas.