Topo

Arrancada do São Paulo à liderança do Brasileiro começou na defesa

Rogério Ceni ganha suporte de companheiros e defesa do São Paulo sustenta arrancada - Julia Chequer/Folhapress
Rogério Ceni ganha suporte de companheiros e defesa do São Paulo sustenta arrancada Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/06/2015 13h55

Muitas explicações podem justificar a liderança do São Paulo no Campeonato Brasileiro. Mas a mais evidente nos últimos compromissos é a capacidade defensiva. Mesmo sem ser um time ‘retrancado’, o Tricolor dá suporte eficiente a Rogério Ceni e faz disso um dos pilares da arrancada ao primeiro lugar.

Foram apenas dois gols sofridos nos últimos cinco jogos. Quatro desde o começo do Brasileirão. Recentemente, Joinville,  Inter, Grêmio e Chapecoense não conseguiram balançar as redes do time do Morumbi. Apenas o Santos, e fez dois, mesmo saindo derrotado.

Foram três jogos comandados por Milton Cruz. Dois por Juan Carlos Osorio. E poucas alterações no quarteto que protege a meta de Rogério Ceni. Bruno e Dória jogaram todos os compromissos. Paulo Miranda atuou em três até se lesionar. Depois deu lugar a Rodrigo Caio, que jogou um e foi negociado, e em seguida Rafael Toloi. Na esquerda, Reinaldo jogou três partidas, Carlinhos duas.

Mas independente da escalação, o que chama atenção é a capacidade de não sofrer gols. A média aponta 0,4 na arrancada que levou à liderança do Brasileiro.  E pela primeira vez nesta edição do certame, o São Paulo terminou a rodada isolado no primeiro lugar. 

O São Paulo tem a segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro, levou apenas quatro gols, um a mais que o Goiás, melhor no quesito.

O próximo compromisso será diante do Avaí, no Morumbi, no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília).