Topo

Disputa por paraguaio acirra nova 'rivalidade' entre Palmeiras e Cruzeiro

Lucas Barrios é o protagonista de nova disputa entre Cruzeiro e Palmeiras - AP Photo/Dolores Ochoa
Lucas Barrios é o protagonista de nova disputa entre Cruzeiro e Palmeiras Imagem: AP Photo/Dolores Ochoa

Do UOL, em Belo Horizonte

15/06/2015 06h00

A disputa pela contratação de Lucas Barrios acirra uma rivalidade que se iniciou em janeiro deste ano. Desde que Alexandre Mattos assumiu a direção de futebol do Palmeiras, criou-se um ambiente competitivo entre as cúpulas da Academia de Futebol e da Toca da Raposa II, antigo local de trabalho do cartola. O cenário é devido ao fato de os paulistas se reforçarem com quatro jogadores pretendidos pelo atual bicampeão brasileiro: Arouca, Gabriel, Cleiton Xavier e Robinho.

O panorama da negociação pelo atacante paraguaio de 30 anos, que defende o Spartak Moscou, da Rússia, é semelhante ao que acarretou na mudança do quarteto para a capital paulista.

Enquanto o Cruzeiro se acertou com o detentor dos direitos econômicos do centroavante que disputa a Copa América 2015, no Chile, o Palmeiras chegou a um consenso com os representantes do atleta.

O acordo dos mineiros com o Spartak ocorreu por meio de Jorge Machado, empresário gaúcho que representa os russos em terras brasileiras, e inclui a aquisição dos direitos de Barrios, um dos responsáveis por balançar a rede de Sergio Romero no empate entre Argentina e Paraguai, por 2 a 2, na primeira rodada do Grupo B da Copa América. O próprio agente confirmou o acerto, na noite passada.

"Eu só represento o Spartak. Não conheço o jogador, nem o empresário. Tratei com o Cruzeiro. O resto é com eles (diretoria do Cruzeiro) e com o jogador", contou ao UOL Esporte.

O Palmeiras, por sua vez, enviou o diretor de futebol Alexandre Mattos à Europa para negociar com dirigentes russos a liberação do atleta, que custou 7 milhões de euros aos cofres do Spartak Moscou.

Mattos viajou para a Alemanha há pouco mais de uma semana para, dentre outras coisas, tratar do assunto. Antes, conversou no Brasil com representantes de Barrios. A reportagem apurou que as conversas estão muito bem encaminhadas - há um acordo prévio sobre as bases contratuais.

Gabriel
A primeira disputa ocorreu em dezembro do ano passado. Após rescindir com o Botafogo, o volante Gabriel estava nos planos do bicampeão brasileiro, mas a agremiação paulista se antecipou e acertou todos os detalhes com o empresário do meio-campista.

Arouca
Arouca foi outro jogador que acirrou a rivalidade entre os clubes. O volante estava apalavrado com o Palmeiras quando o Cruzeiro iniciou as negociações com o Santos e o grupo Teisa, que detinha parte dos direitos econômicos do meio-campista.

Cleiton Xavier
Antes de o armador rescindir contrato com o Metalist Kharkiv, da Ucrânia, o gerente de futebol Valdir Barbosa se inteirou sobre a situação do atleta com o empresário Renato Figueiredo. A contratação, todavia, dependia da vontade do meia-atacante de 31 anos para acontecer. Cleiton Xavier comunicou ao seu estafe, dias depois, que gostaria de defender o Palmeiras, seu último clube antes de deixar o Brasil rumo à Europa.

Robinho
O meia-atacante trabalhou com Marcelo Oliveira no Coritiba e foi um pedido do treinador quando ele ainda defendia o Cruzeiro. A sua contratação, entretanto, não ocorreu, porque ele acabou recebendo uma proposta mais vantajosa do Palmeiras e preferiu se transferir para a Academia de Futebol.