Topo

Duelo entre argentinos pode fazer bem ao Atlético-MG no Brasileirão

Juntos, Lucas Pratto e Dátolo marcaram 16 gols na temporada 2015 - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Juntos, Lucas Pratto e Dátolo marcaram 16 gols na temporada 2015 Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

17/06/2015 06h00

O centroavante e o camisa 10 do Atlético-MG são argentinos. Entre eles existe uma disputa, mas é algo que pode ajudar e muito o time alvinegro na sequência do Campeonato Brasileiro. Lucas Pratto e Jesús Dátolo são amigos, mas travam uma batalha particular. Com 11 e 13 gols, respectivamente, os dois jogadores disputam o posto de maior artilheiro estrangeiro da história do Atlético.

Por enquanto a vantagem é de Dátolo. Se na temporada passada o argentino se destacou com assistências, com 20 no total, em 2015 já são cinco gols marcados. Número alto para o histórico do atleta, que teve seu ano mais goleador em 2012, quando defendia o Internacional e balançou as redes adversárias em oito oportunidades.

Aliás, os 13 gols fazem Dátolo ser recordista no Atlético e o Atlético ser recordista na carreira de Dátolo. O argentino passagens por sete clube como profissional e com nenhuma outra camisa ele marcou tantas vezes, nem mesmo com a do Boca Juniors, equipe com a qual foi campeão da Libertadores e se declara torcedor. Foram nove gols pelo time xeneize.

Bom para o torcedor do Atlético, que pode comemorar muitas vezes ainda neste Campeonato Brasileiro. Dos 16 gols marcados pelo time, quatro foram pela dupla argentina, sendo três de Dátolo e um de Lucas Pratto.

“É uma circunstância, pois chego dentro da área e acabo fazendo gols. E quem está dentro da área sempre está esperando fazer gols”, comentou o jogador, que apensar dos gols não tem sido poupado das vaias da torcida.

No Brasileirão, Dátolo marcou gols contra Fluminense, Vasco e Santos. O camisa 10 do Atlético é o segundo jogador do time que mais finaliza a gols na competição. De acordo com os números do Footstats, Dátolo arrematou 13 vezes a gol, sendo oito no alvo e cinco para fora. A liderança está com Pratto, que finalizou em 18 oportunidades.

Se na criação de jogadas o Atlético está bem, a equipe ainda encontra problemas para marcar. Tanto que são dez gols sofridos em sete partidas, o número mais alto entre os primeiros colocados da competição. Para Dátolo, é algo que o time precisa arrumar para entrar de vez na briga pelo título do Brasileiro.

“Estamos sofrendo gols bobos. Às vezes empatamos ou perdemos uma partida por não fazer uma falta, por não estar atento no momento certo. Vamos melhorar, não que o time não esteja mal. Estamos jogando bem, mas temos que acertar pequenas coisas”.