Topo

Rescisão com o Santos pode tirar Damião do Cruzeiro, que já se resguarda

Leandro Damião não tem presença no Cruzeiro garantida. Rescisão com o Santos pode atrapalhar sequência - AFP PHOTO / Douglas MAGNO
Leandro Damião não tem presença no Cruzeiro garantida. Rescisão com o Santos pode atrapalhar sequência Imagem: AFP PHOTO / Douglas MAGNO

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

18/06/2015 06h01

O Cruzeiro pode perder Leandro Damião em breve. Após terem a rescisão com o Santos acatada pelo juiz Persio Luis Teixeira de Carvalho da 4ª Vara do Trabalho de Santos, os advogados do centroavante enviaram uma petição solicitando esclarecimento sobre a sentença. Há a possibilidade de o jogador deixar a Toca da Raposa II. Não é à toa que a diretoria se resguarda e já acertou a vinda de um nome para o setor.

O estafe do camisa 9 pediu a elucidação para saber as medidas que deve tomar em relação ao vínculo junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A situação é algo de praxe no meio jurídico, porque a primeira sentença julga o mérito, mas não dá detalhes da decisão. A partir de agora, o juiz vai esmiuçar o que deve ser feito.

Caso o magistrado Persio Luis Teixeira de Carvalho mantenha a sua decisão e seja favorável à rescisão contratual por conta do descumprimento das obrigações do empregador, existe a possibilidade de o vínculo com o Cruzeiro ser quebrado, já que é tido como um acessório do primeiro compromisso assinado com os paulistas.

A manutenção do parecer do juiz possibilitaria ao artilheiro do bicampeão nacional, com 15 gols em 25 jogos, assinar com outra agremiação. A situação, contudo, não é tão simples, já que ainda requer o envio de um ofício à Federação Paulista de Futebol (FPF) solicitando a quebra do vínculo com o Santos.

O Cruzeiro entende que o imbróglio não interfere no contrato de empréstimo, que se encerra apenas em dezembro deste ano. Apesar disso, já se movimentou para encontrar um nome para o ataque. O jovem Vinícius Araújo, campeão brasileiro pelo clube em 2013, assinará por uma temporada assim que o presidente do Valencia, da Espanha, detentor de seus direitos, enviar os documentos que autorizem a transferência.

Saída precoce?
A situação referente ao futuro de Leandro Damião da Toca da Raposa II ainda é uma situação estudada por seu estafe. O UOL Esporte apurou que o empresário Vinicius Prates dará preferência ao Cruzeiro para assinatura de novo contrato em caso de quebra do atual vínculo de empréstimo.

Embora o bicampeão nacional tenha a preferência dos responsáveis por agenciar a carreira do centroavante, existe a possibilidade de ida para a Europa. Recentemente, ele teve o nome ligado ao Milan, da Itália. A mudança para o Velho Continente, contudo, depende ainda do parecer dado pela Justiça do Trabalho.