Topo

Vasco acerta saída de Doriva e fica perto de anunciar Celso Roth

Celso Roth deve assumir o comando do Vasco no lugar de Doriva - Divulgação/Coritiba
Celso Roth deve assumir o comando do Vasco no lugar de Doriva Imagem: Divulgação/Coritiba

Vanderlei Lima e Vinicius Castro

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

21/06/2015 16h40Atualizada em 21/06/2015 19h41

O técnico Doriva não resistiu ao 10º jogo seguido sem vitória e deixou o Vasco na tarde deste domingo (21). A saída acontece 49 dias depois da conquista do Campeonato Carioca. Para o lugar do agora ex-treinador vascaíno, a diretoria tem conversas avançadas e está muito perto de confirmar a contratação de Celso Roth.

Ele trabalhou no Vasco duas vezes. Na última, no ano de 2010, recebeu o clube em 19º lugar. Pediu demissão cinco rodadas depois para acertar com o Internacional e conquistar a Copa Libertadores. Em 2007, Roth também dirigiu a equipe de São Januário e chegou a liderar o Brasileirão por uma rodada.

O Vasco não vence desde que bateu o Botafogo por duas vezes na final do Campeonato Carioca. Desde então, foram oito jogos pelo Campeonato Brasileiro (três empates e cinco derrotas) e dois empates pela Copa do Brasil com o modesto Cuiabá.

A sequência negativa minou a confiança da diretoria do Vasco em Doriva. Após o título carioca, o Grêmio chegou a sondá-lo, mas o Cruzmaltino bateu o pé pela permanência. Na ocasião, o presidente Eurico Miranda se revoltou com o assédio gaúcho.

“Lamento não ter conseguido melhores resultados no Brasileiro. Acredito que o Vasco possa se reabilitar com a minha saída e trazer alguém com outra metodologia que consiga os resultados que o clube espera”, disse Doriva ao site oficial do Vasco.

A situação de Doriva, no entanto, já era delicada desde a sétima rodada do Brasileirão, quando o Vasco foi derrotado com facilidade pelo Cruzeiro em São Januário por 3 a 1. O treinador balançou com o revés, mas ganhou um voto de confiança de Eurico Miranda e seguiu no cargo. Após o tropeço contra o Sport, entretanto, a paciência acabou.