Topo

Eurico sugere boicote de torcida do Vasco em clássico com o Fluminense

Eurico Miranda voltou a alfinetar o Fluminense em polêmica com o Maracanã - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Eurico Miranda voltou a alfinetar o Fluminense em polêmica com o Maracanã Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

*Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/06/2015 13h25

A polêmica entre Vasco e Fluminense sobre o lado de suas torcidas no clássico no Maracanã ganhou mais um capítulo nesta terça-feira. Irredutível na questão, o presidente cruzmaltino, Eurico Miranda, acenou com um pedido de boicote por parte dos vascaínos caso seus desejos não sejam atendidos para a partida do dia 19 de julho, onde o mandante é o Tricolor.

“O problema é do Fluminense. Ele tem o mando de campo e pode jogar com 100% do Maracanã. Se a nossa torcida não ficar do lado direito, digo para o torcedor não ir ao jogo. É 100% deles. Vamos ver se eles têm capacidade para lotar. Só que o Vasco, em termos de torcida, não participa", decretou.

Questionado de que forma agirá caso o torcedor vascaíno manifeste o desejo de comparecer, ele foi irônico.

“Posso até te aconselhar para não se atirar ali na esquina. Mas se quiser ir, vai, ué. O torcedor tem direito à própria escolha”, disse a um jornalista, para depois complementar:

"Tem uma situação muito clara. Tem o Campeonato Brasileiro, onde os clubes têm mando de campo. Em relação ao Maracanã, o Vasco não participa se a torcida não estiver do lado direito. Para teu governo, se insistirem nisso, talvez nem eu vá nesse jogo. O jogo pode ser lá, mas a volta é aqui em São Januário. Fora disso não há assunto" .

Presidente do Fluminense rebate
Após tomar conhecimento das declarações, o presidente do Fluminense, Peter Siemsen, se manifestou através de sua conta no Twitter. O dirigente reforçou a posição de utilizar o lado direito do Maracanã para sua torcida e também comentou sobre a possibilidade do Tricolor atuar em São Januário.

"Sobre o jogo entre Fluminense e Vasco, no Maracanã, haverá venda de ingressos para a torcida adversária no lado esquerdo do estádio. Em relação a um possível segundo jogo em São Januário, o Fluminense respeitará normalmente as regras de mandante. O clube não aceita intervencionismo, como ocorreu diversas vezes no Campeonato Carioca", disse na postagem.

Na sequência, ele aproveitou a oportunidade para alfinetar:

"Em tempo: os vascaínos serão bem recebidos no Maracanã. A segurança será garantida. Futebol não é guerra. Seria melhor para todos os clubes se prevalecesse o profissionalismo nas relações entre eles"

Eurico alega que o Vasco possui tal direito por ter sido o primeiro campeão no Maracanã, em 1950. O Fluminense, por sua vez, tem um contrato com o consórcio que administra o estádio, assinado em 2013, e fez valer sua escolha por tal lado. O Tricolor, inclusive, já disponibiliza ingressos para seus sócios-torcedores no setor que envolve a polêmica.

*Atualizada às 20h57