Topo

Escolinha do 'mestre Roth': bronca, confusão e zoação com erro de português

Celso Roth conversa com os jogadores em treinamento agitado em São Januário - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Celso Roth conversa com os jogadores em treinamento agitado em São Januário Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/06/2015 06h00

Há apenas três dias no Vasco, Celso Roth já deu mostras de que muito jogador irá sonhar - ou ter pesadelo - com suas broncas e a voz imponente. Na fria tarde desta quarta-feira em São Januário, ele roubou a cena com os gritos, as insistentes cobranças, o “ar professoral” e as pérolas que proporcionou durante a atividade.

A tônica de seu treinamento foi a marcação por pressão. O técnico exaustivamente cobrou um acompanhamento compacto e simulou situações em tiro de meta e saída de bola do adversário. A ordem na aproximação era clara:

“Se chegar para marcar pressão, tem que ir para roubar a bola, não é para ir de qualquer jeito. E se não tomar a bola, o que tem de fazer?”, questionou, como um professor esperando a resposta dos alunos:

“Tem que fazer a falta!”, disse, tendo sua voz acompanhada por alguns.

O estilo “pergunta e resposta”, aliás, deu toda a tônica de seus ensinamentos. Por vezes, chegou a ficar em silêncio por um bom tempo até que alguém se manifestasse. Em dado momento, fez o atacante Rafael Silva causar risadas nos demais atletas com um erro de português.

A situação ocorreu após Roth colocá-lo entre os titulares na vaga de Riascos e o questionar:

“Você sabe o que tem de fazer? Sabe ou não sabe?”.

Eis que Rafael Silva respondeu:

“Eu sabo (sic)”.

A resposta pitoresca foi suficiente para causar espanto no treinador:

“Sabo?! P..., hein!”, disse soltando um palavrão e uma gargalhada.

O treinador, no entanto, também teve seu momento constrangedor. Ele precisava fazer uma substituição no time reserva e não hesitou em gritar:

“Pimenta! Vem!”.

Após alguns segundos onde os jogadores tentavam descobrir quem era o tal “Pimenta”, Guiñazu matou a charada:

“Professor, não é Pimenta, é Mosquito”, ressaltou, citando o jovem atacante revelado na base. O treinador sorriu sem graça e deu prosseguimento à atividade.

Demonstrando seu estilo disciplinador, Roth ainda reservou ao fim do treino uma sonora chamada no goleiro reserva Jordi, que realizou duas reposições de bola erradas. Depois de ser reprimido, o jovem passou por ele e apenas concordou: “Sim, sim, sim...”.

O técnico, porém, não gostou da resposta:

“Sim, sim, sim, não! Tem que ser mais sério, c...!”, esbravejou com um palavrão.

Além de Jordi, Celso pegou bastante no pé de Rafael Silva, Riascos e Emanuel Biancucchi. A atividade, que rolou até quase anoitecer, foi acompanhada em boa parte pelo presidente Eurico Miranda e o vice de futebol José Luiz Moreira. Eles observaram do camarote da presidência.

O treinador fará sua estreia neste domingo, no clássico com o Flamengo, em Cuiabá, às 18h30.