Topo

Presidente diz que contrato impede Sheik e Guerrero de encarar Corinthians

Do UOL, em São Paulo*

26/06/2015 13h05

Ídolos recentes da história do Corinthians, Emerson Sheik e Paolo Guerrero, ambos no Flamengo, não enfrentarão o ex-clube no próximo dia 12 de julho, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. A confirmação foi feita pelo presidente do time paulista, Roberto de Andrade, no programa Jogo Aberto.

"O contrato dele [Guerrero] iria até 15 de julho e nosso jogo com o Flamengo é 12 de julho. Não estou pagando o salário dele até essa data, só que na quarta-feira que antecedeu Corinthians e Palmeiras ele resolveu não jogar, disse que não queria mais jogar. Então conversei com seu agente e rescindimos o contrato dele naquele momento. Ele abriu mão do salário que tinha até julho, só que, como estava dentro do prazo do contrato, pedi que ele não jogasse contra o Corinthians", explicou o dirigente.

"O Sheik tem uma situação quase igual, só que o acordo que eu fiz com ele é pagando o salário até o dia 15. Por isso, se estou pagando o salário, não vai jogar contra mim. Foi um acordo, colocamos uma multa no contrato que não vai ser necessária a aplicação, e o Flamengo também concordou. Conversei com o presidente do Flamengo e coloquei a situação, eles concordaram, então eles não jogam contra o Corinthians", completou.

Em contato com o UOL Esporte, o presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello confirmou a informação dada pelo mandatário corintiano, mas admitiu que ainda espera conseguir a liberação de Sheik. "Desejávamos que o Guerrero fosse liberado antes do final do contrato em 15 de julho. Como o jogo contra o Corinthians seria antes, eles disseram que só concordariam se o Guerrero não jogasse contra eles. Nós concordamos. Acordo verbal. No caso do Sheik, acertamos que combinaríamos mais próximo do jogo. Vamos negociar com o Corinthians", afirmou.

Sobre os problemas financeiros, Roberto de Andrade atribuiu a atual crise à diminuição de receitas recebidas pelo clube. “Nossa receita antes tinha um valor e os contratos foram feitos com essa base. Só que a receita diminuiu e os compromissos continuavam os mesmos e por isso o buraco foi aumentando. Estamos trabalhando para enxugar tudo ao máximo e equilibrar ao máximo”.

Recentemente, além de não renovar os contratos de Emerson Sheik e Paolo Guerrero, o Corinthians acertou a liberação de Fabio Santos e Petros, para o Cruz Azul, do México, e Real Betis, da Espanha, respectivamente.

Mesmo com o alto número de jogadores deixando o clube nos últimos meses e a declarada crise financeira, o Corinthians não deve procurar na base a solução para seus problemas. De acordo com o presidente do clube, Roberto de Andrade, apenas jogadores “muito bons” subirão para o profissional.

“O Corinthians tem um nível alto de jogadores. Para você pegar um jogador da base para jogar, ele tem que ser muito bom. Não posso assegurar que um deles vá ser titular. Estamos trabalhando na base, essa é minha vontade, só que sabemos que o Corinthians é um time grande e tem sempre que estar disputando a parte de cima da tabela. Não dá para pular etapas”, completou.

Maior vencedor da Copa São Paulo de Futebol Junior, com jogadores sub-20, e também do Mundial de Clubes sub-17, o Corinthians tem um histórico de pouco aproveitamento dos jogadores da base. Os exemplos recentes mais famosos são o zagueiro Marquinhos, que pouco jogou no profissional e hoje está no PSG, e do meia Matheus Cassini, vendido ao Palermo antes mesmo de estrear na equipe de Tite.

* Atualizada às 14h37