Topo

Existe vida sem Robinho? Aproveitamento do Santos despenca sem atacante

Do UOL, em São Paulo

29/06/2015 06h00

A participação de Robinho na Copa América chegou ao fim com a eliminação nas quartas de final para o Paraguai. Agora, o jogador definirá seu futuro que poderá ser a permanência na Vila Belmiro, defender o Cruzeiro ou uma ida para o futebol internacional. Se deixar o Santos, a equipe tem um motivo para ficar preocupada, mesmo com o técnico Marcelo Fernandes afirmando que “existe vida” sem o atleta.

Em 2015, Robinho esteve em campo durante 20 jogos com a camisa do Santos. Ele atuou por 1697 minutos, fez oito gols e foi campeão Paulista. Durante essas partidas, quatro delas no Brasileirão, a equipe do litoral teve um aproveitamento de 73,3%, rendimento que colocaria o time na liderança do torneio. Das 20 partidas em que o atacante entrou em campo, ele foi substituído 12 vezes.

Mas, quando Robinho não está em campo, a queda de rendimento é grande. Sem sua principal estrela, o Santos ganha apenas 48,7% nos 13 jogos em que o atacante não atuou.
Caso essa média seja mantida até o fim do ano, o Santos não deve correr risco de rebaixamento, mas também não brigará na parte de cima da tabela por uma vaga na Libertadores.

Apesar de ter um rendimento inferior, a média de gols do time se mantém. Ela é de 1,55 gol por partida com Robinho contra 1,53 sem o jogador.

No atual Brasileirão, o atleta atuou em quatro das nove partidas. Com ele em campo, o Santos venceu um jogo, empatou dois e perdeu outro. Sem o atacante, são duas derrotas, dois empates e uma vitória. Dos dez pontos conquistados, cinco foram com o jogador em campo.

Atualmente, o Santos está na 14ª posição do Campeonato Brasileiro com dez pontos, três a mais que o Flamengo, primeiro clube da zona de rebaixamento.