Topo

Damião traça metas na carreira: reagir após fiasco no Santos e ir à Europa

Leandro Damião fala sobre os planos na Toca da Raposa II e para o decorrer de sua carreira  - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Leandro Damião fala sobre os planos na Toca da Raposa II e para o decorrer de sua carreira Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

01/07/2015 06h00

Leandro Damião dá indícios de que pode recuperar o auge de seu futebol com a camisa do Cruzeiro. Em seis meses pelo novo clube, o centroavante disputou 27 jogos, marcou 15 gols e se responsabilizou por cinco assistências, números superiores aos obtidos pelo Santos durante um ano inteiro. A reação depois do fiasco na Vila Belmiro é um dos objetivos do jogador, mas não é o único. Ele ainda planeja uma transferência para o futebol europeu e novos dribles marcantes, conforme revelou em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

O primeiro passo para o camisa 9 é reconquistar o respeito obtido no período em que atuou pelo Internacional, onde sagrou-se o atleta com mais gols no futebol brasileiro em 2011, com 38 bolas na rede em 51 partidas disputadas.

“Sim (creio que esta temporada marcará a reafirmação na carreira), estou focado nisso e principalmente: recebendo um grande apoio do clube e do elenco para seguir nessa boa fase”, afirmou.

Mas se o atleta já mostrou tanto talento no Beira-Rio e faro de gols na Toca da Raposa II, por que a temporada passada, quando defendeu o Santos, foi tão decepcionante? Damião tenta responder:

“A temporada passada sofri com uma lesão no púbis. Isso prejudicou muito o meu rendimento ao longo de todo o ano. Em 2015 comecei 100%, além de ter uma pré-temporada completa, o que ajuda muito ao longo do ano. Somado a isso tive uma recepção e apoio incondicional de todo o grupo desde que cheguei, bem como uma excelente estrutura de preparação do clube. Esses fatores somados fazem a diferença”.

Europa
Não é apenas o desejo de figurar novamente entre os atacantes mais badalados do Brasil que move Leandro Damião. O camisa 9 do Cruzeiro também vislumbra uma transferência para o exterior, embora faça questão de reforçar a sua felicidade por defender as cores do atual bicampeão nacional, onde ficará por empréstimo até dezembro deste ano.

“Já houve sondagens (de clubes do exterior), jogar na Europa é algo almejado por qualquer atleta e como sempre digo: se acontecer vai ser ótimo, mas por enquanto meu foco é no Cruzeiro”, declarou.

A ligação do centroavante com clubes do Velho Continente não é uma novidade. Na Inglaterra, por exemplo, Arsenal, Southampton e Tottenham já monitoraram o jogador. Os Spurs, inclusive, se aproximaram de sua contratação em 2013 e 2014. Contudo, não obtiveram êxito ao abrir negociações com o estafe do atleta de 25 anos.

A tão sonhada transferência de Leandro Damião para o futebol europeu pode ocorrer até mais rápido do que esperado. O juiz Persio Luis Teixeira de Carvalho da 4ª Vara do Trabalho de Santos proferiu decisão no sentido de rescindir o contrato do centroavante com o clube alvinegro, o que pode permitir a transferência antes do previsto. Sobre isso, ele tergiversa:

“Pretendo continuar jogando futebol, fazendo o que amo, no Cruzeiro estou muito feliz, mas esse assunto quem trata é meu empresário Vinicius Prates”, comentou. O representante do atleta, por sua vez, garante a permanência até o fim da temporada na Toca da Raposa II.  

Novo drible marcante
Gols e transferência para a Europa: estes assuntos marcaram a carreira de Leandro Damião. Entretanto, uma partida do camisa 9 pela seleção brasileira jamais será esquecida. No dia 14 de setembro de 2011, em partida diante da Argentina, válida pelo Superclássico das Américas, ele recebeu a bola pelo lado do campo e aplicou uma carretilha (ou lambreta) no lateral esquerdo Emiliano Papa. Na sequência, o centroavante acertou a trave de Agustín Orión.

O drible aplicado pelo jogador é inesquecível, mas não foi e nem deve ser o único. Especialista em canetas pelo Internacional, o atleta conta que, em algumas oportunidades, trabalha novas fintas: “Depende, cada treino é preciso focar em um determinado tipo de trabalho, mas sempre que possível procuro treinar algo diferente para diversificar meu futebol”, concluiu.