Topo

Encontro com técnico que o lançou motiva xodó do Atlético na seleção sub-22

Dodô terá na seleção sub-22 a chance de mostrar o futebol que encantou o torcedor em 2014 - Friedemann Vogel/Getty Images
Dodô terá na seleção sub-22 a chance de mostrar o futebol que encantou o torcedor em 2014 Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Enrico Bruno e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/07/2015 09h05

Guilherme já tomou o rumo do México e se prepara para assinar o novo contrato com o Cruz Azul. Com uma “pequena lesão” no músculo posterior da coxa esquerda, o argentino Dátolo é outro que também já virou desfalque no Atlético para as próximas partidas. Com isso, o meio-campo de Levir ganha uma nova disputa por vagas. A oportunidade poderia ser aproveitada pelo garoto Dodô, bastante utilizado no ano passado e que virou xodó da equipe. Mas não será desta vez. Convocado para o Pan-Americano, o meia já deixou a Cidade do Galo e vai se reencontrar com o técnico Rogério Micale. O atual treinador do time sub-22 do Brasil foi um dos responsáveis por projetar Dodô para o futebol profissional e hoje mantém o sonho vivo do garoto em disputar as Olimpíadas de 2016.

“Trabalhamos três anos juntos, ele me ajudou na minha evolução. Espero reencontrá-lo com muitas alegrias e vitórias. É um grande treinador, se Deus quiser vamos fazer um bom Pan-Americano”, comentou o meia de 20 anos, em conversa com o UOL Esporte.

Dodô caiu nas graças da torcida no segundo semestre do ano passado. Com personalidade, o garoto foi escalado no time titular do Atlético, mas não deixou que a pouca idade o prejudicasse. Em 11 jogos, marcou quatro gols e deu duas assistências, ganhando destaque principalmente nas partidas mais decisivas do Brasileiro e Copa do Brasil. Neste ano, o futebol foi mostrado na maioria das vezes durante o estadual e Dodô acabou por conviver mais com a reserva, apesar das atuais 18 aparições na temporada até o momento.

“Tive poucas oportunidades jogando como titular este ano, mas entrei em algumas ocasiões e creio que quem está jogando está em um bom momento, então respeito isso”, acrescentou.

Se falta espaço no Atlético, o jovem poderá começar a brigar por uma vaga já a partir deste início de julho. O meia já deixou o clube alvinegro e no dia 6 de julho embarca com a delegação brasileira para o Canadá, país-sede do Pan-Americano 2015. Na primeira fase, a seleção canarinho terá como adversários os anfitriões, além do Peru e do Panamá.

Confira o que mais disse o garoto Dodô em recente conversa com o UOL Esporte:

Perda de espaço no Atlético: Já me adaptei ao time profissional, entrei em jogos decisivos, mas isso é normal do futebol. Uma hora jogamos, outra hora estamos de fora. Não vejo isso como uma queda de rendimento. No ano passado joguei bem como titular, assim como nesse ano. Acho que falta talvez uma oportunidade de entrar em um jogo que esteja bom para jogar, mas procuro trabalhar sempre e melhorar para estar preparado quando aparecer a chance.

Chance para ‘reaparecer’?: Eu vinha jogando bastante devido às duas competições no início do ano, com o time mesclado. Tive poucas oportunidades jogando como titular, mas entrei em algumas ocasiões e creio que quem está jogando está em um bom momento, então eu respeito isso. Mas estou feliz com essa convocação, isso é reflexo do que estou fazendo desde que cheguei ao profissional. Fiquei muito feliz com essa nova oportunidade de jogar na seleção brasileira e espero fazer um bom trabalho.

Reencontro com Rogério Micale: Ele é um treinador muito inteligente, sabe lidar com a gente, me ensinou muito. Ele tem essa facilidade de lidar bem com os jogadores, de ser durão às vezes, mas de chegar e conversar como amigo. Está de parabéns por tudo que fez na base do Atlético. Estou feliz de voltar a trabalhar com ele. Ele sempre procura atacar mais que defender durante os jogos, gosta de priorizar a posse de bola. É muito inteligente e sabe o que temos que fazer dentro de campo.

Sonho de jogar as Olimpíadas: Primeiramente tenho que fazer um bom trabalho aqui no Atlético e na seleção para, consequentemente, continuar na vitrine. Espero fazer meu trabalho bem feito e se for da vontade de Deus, continuar na seleção e disputar as Olimpíadas.