Topo

São Paulo perde três zagueiros em 30 dias e põe em campo dupla alternativa

Edson Silva e Lucão serão os zagueiros titulares na partida desta quarta-feira - São Paulo/Divulgação
Edson Silva e Lucão serão os zagueiros titulares na partida desta quarta-feira Imagem: São Paulo/Divulgação

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

01/07/2015 06h00

Quando Juan Carlos Osorio chegou ao São Paulo, há exato um mês, o clube contava com sete zagueiros no elenco. Agora, no quinto jogo à frente do time, o treinador tem de conviver com a falta de atletas para a posição. Nesta quarta-feira, contra o Atlético-PR, o técnico colombiano escalará uma dupla de zaga alternativa, composta por Edson Silva e Lucão.

O São Paulo perdeu três zagueiros do elenco em menos de 30 dias. Sem Rodrigo Caio, Paulo Miranda e Dória, restou a Osorio apenas quatro defensores: Rafael Toloi (lesionado), Edson Silva, Lucão e Breno (longe dos gramados desde 2011).  O fato expõe o problema financeiro que o clube atravessa.

Com três meses de direitos de imagens de alguns jogadores do elenco atrasados, a diretoria são-paulina trata a venda de atletas como solução para a situação voltar à normalidade. Com isso, o clube aceitou negociar os zagueiros Paulo Miranda e Rodrigo Caio, além do volante Denilson.

Já a permanência de Dória tornou-se improvável. Na noite desta terça-feira, a renovação do empréstimo do Olympique de Marsella, segundo o estafe do jogador, é "difícil" de virar realidade.  

"Não mentiram para mim. Mas não falaram da situação econômica tão delicada do clube. Agora entendo melhor, mas não pensava que o problema era tão grande, que teria de vender três jogadores ao mesmo tempo. Achava que era apenas um", disse Osorio na última sexta-feira.

O próprio treinador reconheceu que o elenco do São Paulo perdeu a força no último mês. "Essa é a realidade do clube, agora entendo muitas outras coisas. Somos um bom time, mas é muito difícil para qualquer time no mundo. Não é tão forte como era há duas semanas", afirmou o colombiano.

Problemas para escalar

Rafael Toloi e Luis Fabiano sofreram uma pancada no joelho na derrota para o Palmeiras e não têm condições de jogo. Sem o zagueiro, Osorio teve de escalar Edson Silva e Lucão.

A dupla entrou me campo cinco vezes, com quatro vitórias: Bragantino (5 a 0), São Bento (1 a 0), Ponte Preta (2 a 1 ) e Marília (3 a 0). A única derrota ocorreu diante do Flamengo (1 a 0), no Torneio de Manaus, em janeiro.

Com apenas dois defensores à disposição, o técnico colombiano precisou chamar às pressas o zagueiros Lyanco, da base são-paulina. O jogador de 18 anos está entre os relacionados para a partida em Curitiba -- Ronny também passou a treinar com o time principal.

Já Lucão não defende o São Paulo desde a eliminação para o Cruzeiro na Libertadores, dia 13 de maio. De volta ao clube nesta segunda-feira, o atleta treinou apenas dois dias. "Quero jogar, quero mostrar sempre o meu melhor para ajudar o São Paulo. Não digo que estou pronto porque a cada dia você tem melhorar, que fazer algo a mais", afirmou.

Lucão ressaltou a importância de o São Paulo contratar mais jogadores para a defesa. "No futebol, esse tipo de coisa acontece. Jogadores saem, outros chegam. No momento, temos de trabalhar com o grupo que está aqui. Se tiver uma futura contratação, vai ser bom para o grupo na sequência do Brasileiro. No momento, é o que a gente tem", frisou o jogador.

Osorio também teve dificuldades para montar o meio-campo defensivo da equipe. Hudson, substituto de Denilson na cabeça de área, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Nesta quarta-feira, Souza será recuado para atuar à frente dos zagueiros.