Topo

Tite se nega a falar de seleção e diz que virou conselheiro no Corinthians

Tite tenta ajudar Corinthians a contornar saídas de jogadores e outros problemas - Robson Ventura / Folhapress
Tite tenta ajudar Corinthians a contornar saídas de jogadores e outros problemas Imagem: Robson Ventura / Folhapress

Do UOL, em São Paulo

01/07/2015 17h49

As críticas ao trabalho de Dunga por causa da eliminação precoce do Brasil na Copa América renderam perguntas a Tite nesta quarta-feira. O treinador do Corinthians, porém, não quis falar sobre o tema seleção brasileira em nenhum momento. Respeitoso, indicou que não acredita ser correta qualquer cogitação de mudanças na CBF.

"Estou muito feliz no Corinthians, com meu trabalho, e acredito que todo trabalho deve ter início, meio e fim. Construa os trabalhos, direciona no que deve ser feito e procura as correções nas diversas áreas. Em relação a todos os profissionais. Digo isso como ideia de futebol. Senão não vai construir trabalho nenhum", declarou Tite.

O treinador do Corinthians, cotado para a vaga da seleção há um ano, citou que tem alterado sua forma de trabalho em 2015. "A minha abordagem como técnico é diferente do primeiro semestre. Era mais 'pau dentro', 'vai embora' e agora é ser mais conselheiro, mais orientador e de passar mais calma. O tempo vai mostrando para a gente corrigir a forma de abordar", declarou.

Em alguns momentos, Tite foi solicitado a falar sobre um eventual convite em caso de saída de Dunga, possibilidade negada pela CBF. Também foi perguntado sobre o posicionamento de Elias na seleção brasileira. Mas, em todos os casos, saiu pela tangente. Preferiu, como de costume, se ater às questões do Corinthians, que enfrenta a Ponte Preta na quinta-feira, em Itaquera. Fez elogios a Bruno Henrique e explicou a saída de Ralf do time.

"Fez boa apresentação no último jogo (Bruno Henrique), o Ralf tinha abaixado um pouquinho e agora vem retomando. O Bruno entrou pelo cartão do Ralf (contra o Figueirense) e foi muito bem. Vinha buscando seu espaço, o critério foi a grande atuação dele", explicou.

"Nenhum ser humano mantém o nível bem o tempo todo. Uma coisa (em Ralf) que me cativa muito é que ele é um profissional que, indiferentemente do momento, é o mesmo. A seriedade e a linguagem corporal dele são as mesmas. Ele merece respeito pelo profissional de alto nível. É escolha", declarou.

Outro jogador elogiado por Tite foi o atacante Luciano, que se apresentou à seleção brasileira para a disputa dos Jogos Pan-Americanos. "Seleção brasileira tem importância. Queria contar com todos eles. Mas é uma situação legal que se envolve. Fizemos oração, parabenizei o nível do jogo e de concentração. Às vezes ele fica disperso. Mostrei hoje o passe para o Uendel no gol do Love. Mostrei o nível dele na função que exerceu. Desejei sucesso. Tomara que ele vá bem e depois venha nos ajudar também", declarou o treinador sobre Luciano.

Tite também foi perguntado sobre a necessidade de reforços, em especial do colombiano Téo Gutiérrez, do River Plate-ARG. "O Campeonato Brasileiro premia a equipe que consegue crescer durante a competição e ter um plantel forte. Tem mostrado isso ao longo do tempo. A diferença é que nesse campeonato a diferença entre primeiro e oitavo colocado é de três pontos. Muito pouco. Quem tiver plantel forte vai levar vantagem", afirmou, sem tocar em nomes.