Topo

Corinthians desdenha de críticas a reforço e aposta de novo na Ponte Preta

Rildo está de saída da Ponte para reforçar Corinthians. Equipes se enfrentam nesta quinta  - Divulgação/Santos FC
Rildo está de saída da Ponte para reforçar Corinthians. Equipes se enfrentam nesta quinta Imagem: Divulgação/Santos FC

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

02/07/2015 06h00

Muita velocidade, muitos dribles, capacidade de criação e certo amadurecimento em 2015.

O nome de Rildo encontrou resistência entre torcedores, mas o Corinthians põe fé no ainda único reforço para este Campeonato Brasileiro. Adversária desta quinta-feira na Arena Corinthians, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta é justamente a responsável por fazer a direção corintiana acreditar no sucesso dessa contratação. Para ver tudo sobre o jogo, clique aqui.

Há pouco mais de dois meses, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, Rildo defendia a Ponte diante do Corinthians. Ao lado de Biro-Biro no ataque dos visitantes, teve exibição convincente e confirmou a impressão de que havia evoluído sob o comando de Guto Ferreira após passagem criticada pelo Santos na temporada passada. Há alguns casos semelhantes de sucesso.

Desde a disputa da Série B 2008, o Corinthians buscou cinco jogadores na Ponte Preta e teve sucesso com três. O zagueiro Cleber, o lateral Uendel e o meio-campista Elias tinham históricos anteriores inconsistentes, mas brilharam em Campinas e chegaram maduros para ter destaque com a camisa corintiana. Os últimos dois, claro, ainda fazem parte do time de Tite neste Brasileiro.

No planejamento pós-Copa Libertadores, o departamento de futebol corintiano se sentou no divã. Admitiu que os insucessos com Edu Dracena, Cristian e Vagner Love, principais contratações para 2015, fugiram do padrão positivo que o clube teve em alguns reforços nos últimos anos. A ideia para esse mercado, mesmo sem dinheiro em caixa, era encontrar oportunidades de jogadores em projeção e baratos. Rildo é quem se encaixou nesse perfil.

Embora tenha atualmente cinco atacantes à disposição, o elenco do Corinthians não tem ninguém com a característica de Rildo. Ele é visto como driblador, acostumado a buscar a linha de fundo e muito rápido, característica que o gerente de futebol Edu Gaspar espera agregar com a contratação não concretizada de Dudu. O grande problema de Rildo é a dificuldade em definir jogadas. No Paulista, ele marcou duas vezes apenas, apesar da boa campanha.

Cleber, Uendel e Elias também tinham problemas parecidos. O zagueiro acumulava problemas físicos e dispensas até dar o salto Ponte-Corinthians. O lateral esquerdo defendeu Grêmio, Cruzeiro, Flamengo e Fluminense, todos sem sucesso, e agora convence Tite de que é o dono da posição. Elias havia sido dispensado do Palmeiras e jogou na várzea - hoje, defende até a seleção brasileira. Os laterais Guilherme Andrade e Ferrugem, porém, não deram certo.

Para a partida desta quinta-feira, vale lembrar, Rildo ainda não está disponível. O jogador realizou exames médicos há dez dias, mas ainda não assinou contrato de empréstimo entre Ponte e Corinthians. A direção corintiana havia prometido a confirmação até quarta, mas a transferência ainda não pôde ser oficializada.