Topo

Grêmio alcança recorde no campeonato, mas palavra de ordem é humildade

Do UOL, em São Paulo

02/07/2015 06h00

Ao bater o Cruzeiro na última quarta-feira (1), o Grêmio alcançou a sua quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Nenhum outro time no país conseguiu ter essa sequência na atual competição. Apesar do recorde, a palavra de ordem no elenco é de manter os pés do chão.

Em todas as entrevistas, jogadores não cansam de usar termos e expressões que remetam ao tema de humildade.

"É ter os pés no chão, humildade sempre, tem muita coisa pela frente, mas estamos no caminho certo", disse Maicon na saída da arena após o triunfo contra o atual campeão brasileiro.

"A gente tem de valorizar a dedicação e o crescimento do time. Não podemos tirar o pé do chão, muitos não acreditavam na gente e estamos mostrando o que somos capazes", completou Walace.

O discurso é reflexo da condução dada por Roger ao Grêmio. Mesmo após ser elogiado por mudanças no time, seja por jogadores, comentaristas ou dirigentes, o comandante não mostra nenhuma empolgação e recebe as palavras apenas de maneira educada.

Após vencer a primeira fora de casa, contra o Avaí, Roger usou até conselho que revelou ter recebido de seu diretor. "A humildade é o escudo dos bons", definiu ainda nos vestiários da Ressacada.

Roger tem motivos para se orgulhar. Sob seu comando, o time está imbatível dentro de casa e tem 76% de aproveitamento no geral do Brasileirão. A marca significa ter um rendimento melhor do que líder Sport (73%). Entre os jogadores, ele virou unanimidade, assim como entre os diretores gremistas e imprensa local. 

"Evidentemente que uma campanha com esse percentual é muito bom, gosto muito dos números, das estatísticas, mas eu analiso com parcimônia, tranquilidade, porque dentro de um planejamento, você projeta um campeonato brasileiro longo e difícil como esse, o importante, como eu já tenho dito, é fazer a manutenção das coisas que estão tem de batalhar muito. É difícil chegar, se manter, depois subir uma posição... Os números eu tenho ao meu lado, os percentuais a gente olha, analisa, mas de uma forma geral e global eu penso no próximo compromisso. Divido o campeonato em blocos pequenos, como vocês sabem. Iniciamos o primeiro turno e hoje estamos no G-4", afirmou o comandante na entrevista coletiva.