Topo

'Novo capitão' do Atlético-MG quer manter bom desempenho da defesa

Mesmo reserva, Edcarlos é o segundo capitão de Levir Culpi no Atlético-MG - Bruno Cantini/Divulgação
Mesmo reserva, Edcarlos é o segundo capitão de Levir Culpi no Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Divulgação

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

02/07/2015 16h29

No domingo o Atlético-MG tem nova oportunidade para tentar se tornar líder do Campeonato Brasileiro. Porém, o técnico Levir Culpi vai ter um desfalque de peso. O zagueiro e capitão Leonardo Silva está suspenso e não pode jogar contra o Internacional, no Beira-Rio. Escolhido para entrar na equipe, Edcarlos tem a confiança de todos e já entra no time como capitão.

Apesar de reserva, o zagueiro de 31 anos é um dos líderes do elenco alvinegro. Um dos pilares de Levir Culpi. Sempre que preciso, o treinador usa Edcarlos, Leonardo Silva e Victor para conversar com os atletas mais jovens. E a missão do final de semana não vai ser fácil. Edcarlos entra no time em um momento bom, com três triunfos consecutivos e três jogos sem sofrer gols.

“Estou me preparando sempre, sabemos que as oportunidades vão acontecer. Campeonato Brasileiro é isso, lesões, cartões, então temos que estar preparado para suprir bem e dar continuidade ao que vem sendo feito. Já são três vitórias e três partidas sem tomar gols”, disse Edcarlos, que não pensa em outro resultado a não ser a vitória sobre o Inter.

“Estamos na briga e precisamos pontuar. Precisamos vencer, porque o Sport é o time a ser alcançado e está vencendo também. O confronto com eles é só depois, então temos que ir com força total para Porto Alegre”.

Há quase dois meses Atlético e Inter se enfrentaram pelas oitavas de final da Libertadores. Os gaúchos levaram a melhor depois de duas boas partidas no Independência e no Beira-Rio. Se classificaram com o placar agregado de 5 a 3, colocando fim ao sonho do bicampeonato alvinegro.

Embora os jogos ainda estejam na memória, Edcarlos descarta qualquer tipo de revanche por parte do Atlético. Libertadores só interessa se for a de 2016, para qual o clube mineiro tenta se classificar. Como a meta traçada no segundo semestre é brigar pelo título do Brasileirão, o ‘novo capitão’ garante que o Atlético vai para vencer o rival colorado para somar mais três pontos, não para amenizar a dor da eliminação no começo de maio.

“Cada jogo é uma situação, são campeonatos diferentes e mudam os jogadores. Não encaramos dessa forma. Encaramos com nosso objetivo, é que ser campeão do Campeonato Brasileiro. Para isso precisamos vencer o Inter. A Libertadores já passou, agora é focar apenas nos três pontos”.