Topo

Protegido de Luxa vê semelhança com Roberto Carlos e revela gosto por pipa

Pará atuou como lateral esquerdo titular do Cruzeiro em seis partidas consecutivas - GERALDO BUBNIAK/LIGHT PRESS
Pará atuou como lateral esquerdo titular do Cruzeiro em seis partidas consecutivas Imagem: GERALDO BUBNIAK/LIGHT PRESS

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

03/07/2015 06h00

Com a lesão de Fabrício e a convocação de Eugenio Mena para a disputa da Copa América pelo Chile, Pará assumiu a condição de titular do Cruzeiro por seis partidas consecutivas. Com humildade e simplicidade, o lateral esquerdo correspondeu às expectativas de Vanderlei Luxemburgo. Não é à toa que se tornou um dos ‘protegidos’ do treinador no elenco. O futebol apresentado na Toca da Raposa II faz até com que ele se sinta um pouco parecido com Roberto Carlos, ícone da posição.

O treinador do atual bicampeão brasileiro trata o jovem com bastante cautela. Luxa se refere ao jogador em suas entrevistas como ‘Parazinho’ e sempre reforça a previsão de uma carreira brilhante do pupilo. O próprio atleta reconhece, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, a atenção especial dada pelo comandante.

“O Luxemburgo é um treinador vitorioso, foi campeão em quase todos os clubes que passou, e preciso aproveitar essa oportunidade. Estou muito honrado em trabalhar com ele e a nossa relação é muito boa. Como ele jogou na lateral esquerda, me dá muitas dicas, muitos conselhos, e sempre está me ajudando. Esse apoio me ajuda a crescer e melhorar o meu trabalho dentro e fora de campo”, afirmou.

Não é apenas dentro das quatro linhas que Pará impressiona. O lateral esquerdo também se destaca pelo extracampo. Aos 19 anos, ele reside a mais de 2.500 quilômetros (km) de sua terra natal, no interior do Maranhão, e tem a responsabilidade de sustentar os seus familiares. Ele garante que a distância de casa e a perda do pai foram fundamentais para a maturidade adquirida com tão pouca idade.

“Eu saí de casa muito jovem e fui morar em outro estado, longe da minha família, em busca do meu sonho de ser jogador e de poder melhorar a vida dos meus familiares. Por isso, desde muito cedo tive que aprender a ser responsável pelas minhas próprias atitudes e assumir as minhas obrigações. Isso me ajudou a amadurecer mais rápido”, comentou.

“Poder dar uma qualidade de vida melhor para a minha família sempre foi o meu objetivo. Após a morte do meu pai, me tornei o homem da casa e assumi uma responsabilidade muito grande. Exatamente por isso, sempre busco trabalhar bastante, com seriedade, para não deixar faltar nada para a minha família, que sempre esteve ao meu lado e me apoiou demais”, acrescentou.

Nos passos de Roberto Carlos?
Pentacampeão mundial pela seleção brasileira em 2002, Roberto Carlos inspira jovens laterais ao redor do Planeta. Com 23 anos a mais que Pará, o ex-jogador do Corinthians serve de exemplo para o jovem do Cruzeiro. O camisa 29, inclusive, crê que tem algumas semelhanças com o atual técnico do Al-Arabi, do Qatar.

“O Roberto Carlos (é minha referência). Ele marcou o nome dele na história na seleção brasileira, no Real Madrid, no futebol mundial e até hoje é conhecido como o melhor lateral-esquerdo do mundo. Foi um dois maiores atletas que vi e tento me espelhar nele”, declarou.

“Acredito que o meu estilo de jogo seja parecido com o dele porque, além de ajudar defensivamente, sempre estou auxiliando ofensivamente, como ele fazia”, completou.

Brincadeira de criança
A vida de Pará, contudo, não se resume às responsabilidades como ‘homem da casa’ e ao futebol. Ele também tem tempo para se divertir. Se a maioria dos atletas é adepto de restaurantes e casas noturnas, o lateral esquerdo encontra outra forma de lazer em Belo Horizonte.

Na capital mineira, o atleta reside com a esposa e um primo. No tempo livre, ele costuma levar o seu familiar para empinar pipa em uma praça da cidade e brincar com os seus cachorros.

“Eu moro com a minha esposa e com o meu primo. E sempre que dá a minha mãe vem passar umas temporadas com a gente. Não tenho muito tempo livre porque treinamos bastante, mas quando estou de folga, passamos bastante tempo juntos. Vamos ao cinema, empinamos pipa na praça lá perto de casa, passeamos com nossos cachorros. Essas coisas”, contou.