Topo

Atlético-MG acerta com Spartak Moscou e Rafael Carioca renova por três anos

Patric e Rafael Carioca vão ter caminhos diferentes no segundo semestre - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Patric e Rafael Carioca vão ter caminhos diferentes no segundo semestre Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

04/07/2015 13h28

Um dos maiores temores entre os torcedores do Atlético-MG era perder o volante Rafael Carioca. O jogador de 26 anos chegou ao clube em agosto do ano passado e logo se tornou titular da equipe. Destaque alvinegro na temporada 2015, em algumas como o único volante da equipe, o jogador está emprestado até o final de julho, mas teve parte dos direitos comprados pelo Atlético e vai permanecer na Cidade do Galo mais alguns anos.

Entrevistado nessa sexta-feira, Rafael Carioca declarou que o acerto entre o clube mineiro e o Spartak Moscou, dono de seus direitos, estava bem próximo de acontecer. E tudo foi finalizado, como garantiu o presidente Daniel Nepomuceno. “Já está fechado. O Rafael é nosso”, informou o mandatário alvinegro, em entrevista à Rádio Itatiaia.

Apesar de confirmar o acerto com os russos e com o volante, que sempre mostrou vontade de permanecer em Belo Horizonte, o Atlético não confirma detalhes da negociação. Enquanto toda a documentação não estiver assinada o clube não vai divulgar os valores. Mas para garantir a continuidade do atleta em Minas, o Atlético adquiriu metade dos direitos de Rafael Carioca.

O UOL Esporte apurou que o novo vínculo deve ser de três temporadas. Em menos de um ano de Atlético, Rafael Carioca já conquistou dois títulos, a Copa do Brasil de 2014 e o Campeonato Mineiro de 2015. Ao todo são 42 partidas com a camisa alvinegra dois gols marcados.

Se Rafael Carioca está com a situação definida para ficar, quem está muito próximo da saída é o lateral direito Patric. Como tem vínculo com o Atlético até dezembro, ele assinou um pré-contrato com o Osmanlispor, da Turquia. Equipe fundada em 2014 e que pela primeira vez vai jogar a divisão de elite do campeonato nacional.

Fora da relação de jogo com o Inter, Patric pode não jogar mais pelo Atlético. Caso o clube turco não indenize a equipe mineira para contar com o jogador a partir do começo da temporada europeia, Patric vai ficar apenas treinando na Cidade do Galo até dezembro, quando termina sua ligação com o Atlético.