Topo

Sem ganhar título há 4 anos, Luxa garante: "Não tenho que provar nada"

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

04/07/2015 06h00

Vanderlei Luxemburgo chegou ao Cruzeiro com bastante moral. Não pelo que tem feito recentemente, já que não fatura um título há quatro anos, quando venceu o Campeonato Carioca pelo Flamengo, mas, sim, por ter guiado o time em 2003, ano mais vitorioso de sua história, quando obteve a Tríplice Coroa ao faturar Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Mineiro.

Desde o troféu obtido pelo clube da Gávea, o técnico passou por Grêmio, Fluminense, retornou ao Flamengo e, agora, defende o Cruzeiro. Nestas quatro temporadas, as equipes comandadas por ele ficaram longe de uma conquista significativa.

Embora viva um período sem celebrações, o comandante crê que não há necessidade de ‘provar nada’ aos seus críticos e ainda critica a cultura dos brasileiros, citando Osório, atual treinador do São Paulo.

“Eu não tenho que provar nada. É a característica do Brasil. Agora mesmo, estou vendo, tem um mês que o Osório está aqui no Brasil. todo mundo falava da caneta, do bilhetinho. Perdeu duas e ele já está tomando pancada. Eu tenho que mostrar a cada dia. Está no meu interior, no seu, eu não tenho que mostrar que sou bom, tenho que trabalhar todo dia”, afirmou.

Apesar de defender a ideia de que não necessita provar diariamente a sua utilidade, Vanderlei Luxemburgo garante que o atual time do Cruzeiro tem mudanças feitas por ele.

“Fiz algumas coisas minhas. Mudança tática vai acontecer, de repente, com a necessidade de cada jogo. Quando tiver todo mundo à disposição, vou ter a oportunidade de responder melhor lá na frente”, concluiu.