Topo

Aguirre liga alerta geral após nova derrota do Inter: "A fase não é boa"

Do UOL, em Porto Alegre

05/07/2015 21h44

Duas derrotas seguidas levando três gols ligaram o alerta geral no Internacional. Depois de perder para o Atlético-MG, neste domingo (5), e ver caírem dois tabus – de 23 jogos em perder no Beira-Rio e 29 anos de invencibilidade contra o Galo, o técnico Diego Aguirre admitiu que a fase não é boa. O uruguaio ainda afirmou que a expulsão de Anderson mudou o jogo, mas outra vez defendeu a mudança brusca nas escalações.

“Sim, sem dúvida. Não posso falar que não. É o momento mais delicado. Mas o Inter tem jogadores de experiência, de categoria e que já viveram muitas coisas no futebol. Às vezes os times não têm a regularidade que deveriam e vivem momentos ruins. A fase não é boa, mas eu acredito que o Inter tem tudo para poder melhorar e para poder conseguir seus objetivos. É difícil quando se vem de duas derrotas fortes, de duas derrotas que não esperávamos, mas a categoria do time se mostra quando perde”, disse Aguirre.

Contra o Galo, assim como foi diante do Sport, o Inter levou 3 a 0. A diferença é que Lisandro López aproveitou falha bisonha de Edcarlos e descontou. O placar menos elástico não ofuscou a brutal queda de rendimento recente. E olha que desta vez os titulares William, Ernando, Rodrigo Dourado e D’Alessandro foram utilizados – ao contrário do que se viu em Recife.

“Falamos antes que com a nova regra não se pode falar nada para os árbitros, então foi um erro importante e decisivo para o jogo. Faltava muito tempo, havia só um gol de diferença. Não foi só o gol deles, mas também a expulsão imediata”, afirmou o uruguaio ao comentar a expulsão de Anderson.

Confira outras respostas do treinador do Internacional

DESEMPENHO DEPOIS DE ELIMINAR O SANTA FE É RUIM

Primeira vez que estou aqui com vocês com uma derrota no Beira-Rio. É uma situação que aconteceu, algum dia seria, e infelizmente foi agora. É duro perder em casa e espero não perder em casa por mais seis meses. Claro que esperávamos uma vitória, estávamos acostumados a vencer em casa. Enfrentamos um time que jogou muito, o Atlético-MG é um dos melhores do país. Tiveram coisas polêmicas que não vou entrar, nunca falo disso. Mas foi uma derrota que nos deixa em situação difícil no Brasileirão, mas vou dizer aqui o que disse aos jogadores: não é momento para deixar entrar coisas de fora que nos cause dano ou afete em algo. No futebol as derrotas acontecem. Somos os mesmos de antes, os mesmos que fizeram coisas boas, e acho que estamos perto de jogar coisas decisivas. Me sinto mal e não gostei do que aconteceu, mas temos que estar fortes. Não cair em coisas que pode ficar pior.

O QUE FAZER PARA MUDAR. O QUE ACONTECEU

Muitas coisas estão aconteceu, mas eu não sou de colocar desculpas em derrotas. Aprendi a assumir e a tentar melhorar para que não aconteçam novamente. Eu poderia falar de muitas coisas, jogadores que não estão e tudo isso, mas tenho que focar em vencer na quarta-feira. Em jogar melhor. Que o time retome a confiança rapidamente, estamos há 10 dias do jogo mais decisivo do ano. Precisamos ser fortes, estar juntos. Não tenho nenhuma solução que não seja essa. Todos estamos preocupados, é uma situação que não esperávamos.

INTER NÃO É MAIS TÃO INTENSO COMO ANTES

Os jogadores mais intensos e de velocidade não estão aqui. Tanto Charles como Vadívia, Sasha e Nilmar. Pode ser isso. Pela troca de características, por aí o time pode ficar menos intenso.

TODOS JOGARÃO A PARTIR DE AGORA

O prognóstico para as voltas são bons. O Valdívia estará no próximo jogo, Sasha muito perto, Aránguiz voltando da seleção. Isso muda. Não sei se estarão na quarta, mas para o que vem lá adiante e imagino um Inter mais intenso. Temos só dois dias para pensar no jogo com o Flamengo. Sei que é difícil tirar a cabeça da Libertadores, mas temos que focar no Brasileirão. Eu sou o primeiro que precisa tentar a fazer isso, estamos falando com os jogadores e eles estão querendo sair deste momento que não é bom. Para isto temos que vencer o próximo jogo.

MOMENTO MAIS DELICADO DO ANO

Sim, sem dúvida. Não posso falar que não. É o momento mais delicado. Mas o Inter tem jogadores de experiência, de categoria e que já viveram muitas coisas no futebol. Às vezes os times não têm a regularidade que deveriam e vivem momentos ruins. A fase não é boa, mas eu acredito que o Inter tem tudo para poder melhorar e para poder conseguir seus objetivos. É difícil quando se vem de duas derrotas fortes, de duas derrotas que não esperávamos, mas a categoria do time se mostra quando perde. Quando se ganha todos são fenômenos e tudo fica fácil. Eu acredito, sinceramente, que o Inter vai sair e ter coisas boas pela frente. Estes jogadores já fizeram, são eles que ganharam o Gauchão, que estão na decisão da Libertadores e são eles que vão tentar melhorar as coisas e estar, se Deus quiser, na final da Libertadores.

TORCIDA SEM TANTA PACIÊNCIA

Me pareceu só um protesto, pois ninguém gosta de perder. Foi uma situação nova, não tínhamos perdido aqui. É normal que a torcida fique braba e chateada. Os jogadores são os primeiros a ficarem assim. Eu imagino o estádio lotado, com toda a torcida confiante e apoiando. Aconteça o que aconteça. Não imagino a torcida sem confiança no time. Apesar do momento ruim, temos potencial para as coisas darem certo.

EXPULSÃO DE ANDERSON

Não falei ainda com o Anderson, mas são coisas que não podem acontecer. Eu fui expulso em um jogo da Libertadores e fui o primeiro a pedir desculpas. Isto não pode acontecer. Hoje aconteceu com um jogador que tem muita experiência, mas não podem ocorrer. Falamos antes que com a nova regra não se pode falar nada para os árbitros, então foi um erro importante e decisivo para o jogo. Faltava muito tempo, havia só um gol de diferença. Não foi só o gol deles, mas também a expulsão imediata.

JOGO COM FLAMENGO PARA RETOMAR CONFIANÇA

Sem dúvida, será o último jogo em casa antes do jogo com o Tigres. Acho que sim, é um jogo decisivo e importante. Um jogo onde temos de assumir a pressão e onde precisamos vencer. Estamos precisando, não só pelos três pontos, mas por tudo. Às vezes você tem que aparecer na hora certa e tem que ser na quarta-feira. Todos nós estamos preocupados, mas não é hora de perder a calma e de transmitir insegurança que não fará bem ao time. É momento de apoiar os jogadores, principalmente os mais jovens. No futebol é fácil ganhar, mas é preciso estar preparado para perder. Eu posso ficar falando muito aqui, mas é o time que precisa falar no campo. Só no campo e na hora vamos ver.

ERROS EM PASSES, FALHAS MAIS FREQUENTES

Inter é o único time que está na semifinal da Libertadores, então alguma coisa de bom tem que ter feito. Não mudamos nada e acreditamos nisso. Vamos para frente com a mesma ideia. Me lembro que quando estávamos na primeira fase da Libertadores, quando as coisas não iam muito bem, havia muita crítica e dúvida e falei a mesma coisa: vamos ver o que acontece. Como pode ter sido surpresa para alguém a mim não foi. Acredito que o Inter pode dar alegrias. Confio muito que teremos os jogadores, a qualidade, o time e a intensidade para conquistar os objetivos que temos.

QUEDA DE RENDIMENTO É PELAS LESÕES EM SÉRIE

Não sei porque se falam tanto do rodízio. Nem sei o que significa rodízio. Dei chance para todos, é verdade que tivemos jogadores de fora, mas também precisamos administrar a parte física e os jogos. Não quero perder D’Alessandro, Lisandro e Nilmar para a Libertadores. Ou até mesmo Sasha e Juan. E se não mudar, se não tentar trocar e dar chance para outros jogadores, porque temos 30 jogadores? Contratariamos só 15 e usaríamos só eles. Mas não, temos os outros e aqui no Brasil jogamos muito. Com certeza o jogador vai machucar no quinto ou sexto jogo seguido. Temos que priorizar alguma coisa e o cuidado é pensando em ter todos na Libertadores.