Topo

Atletas do Santos escolhem Vila para 'salvar' técnico contra o Grêmio

Santos de Marcelo Fernandes e Elano está invicto na Vila Belmiro em 2015 - Divulgação/Santos FC
Santos de Marcelo Fernandes e Elano está invicto na Vila Belmiro em 2015 Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

05/07/2015 06h00

Os atletas do Santos apostam tudo na Vila Belmiro, onde o time está invicto nesta temporada, para vencer o Grêmio neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, e “salvar” o emprego do técnico Marcelo Fernandes, que tem o cargo ameaçado.

A venda do mando de jogo para uma das arenas da Copa do Mundo já estava definida, como revelou o presidente Modesto Roma no final de maio, mas o UOL Esporte apurou que a diretoria santista voltou atrás após um pedido exclusivo do elenco santista.

Além da invencibilidade na Vila, os jogadores alegaram a fase ruim do Santos fora de casa – a última vitória ocorreu em 17 de março, diante do modesto Londrina-PR, pela Copa do Brasil – para priorizar o alçapão santista contra os gaúchos.  

O elenco santista ainda ressaltou que a colocação do time na tabela do Brasileirão não permite que o Santos abra mão da Vila Belmiro. Após a derrota para o Fluminense, na última quinta-feira, no Maracanã, o clube paulista caiu para a 16ª colocação, com 10 pontos, a um ponto da zona do rebaixamento.

“O lugar que o Santos está não provou nos nove jogos. Nós vínhamos fazendo jogos bons com essa molecada. Nós sabemos que temos condições de brigar na parte de cima. Agora realmente a Vila é importante, nós vamos necessitar, mas a equipe tem coragem, tem luta e vai dar a volta por cima [contra o Grêmio]”, afirmou o técnico Marcelo Fernandes.

O técnico sabe que existe pressão para tirá-lo do cargo, mas considera uma situação normal de clube grande. O treinador alega a falta de opções para escalar o time como justificativa pelo maus resultados.  

“Não tem até que ponto [existe pressão], eu trabalho numa equipe grande, é normal, ganhando ou perdendo vai existir pressão. Futebol é assim, o Rafael Longuine está trabalhando de segundo volante e foi contratado como meia, fez muitos gols no Paulista. O grupo responde muito bem, mas a pressão faz parte de time grande. Isso não me atrapalha em nada. Isso é assunto da diretoria, mas a cultura do futebol é essa e me tira o sono. Isso não me incomoda”, disse.

Contra o Grêmio, o treinador não conta com os suspensos Daniel Guedes e Werley, além dos lesionados Renato, Chiquinho, Neto Berola, Valencia e Alison.