Topo

De Salvador a Porto Alegre. Depois de 104 rodadas Atlético-MG é o líder

Victor ressalta a importância de se tornar líder do Campeonato Brasileiro - Douglas Magno/AFP
Victor ressalta a importância de se tornar líder do Campeonato Brasileiro Imagem: Douglas Magno/AFP

Do UOL, em Belo Horizonte

05/07/2015 20h47

O triunfo por 3 a 1 sobre o Internacional que colocou o Atlético-MG na liderança do Campeonato Brasileiro foi em Porto Alegre. Gostinho que o torcedor atleticano não tem desde 2012, quando a equipe então comandada por Cuca empatou sem gols com o Bahia, em Salvador, e foi superada pelo Fluminense.

Portanto, desde a 21ª rodada do Brasileirão de 2012 que o Atlético não era o líder da competição. Foram 104 rodadas até que o clube mineiro voltasse a figurar no topo da tabela. Depois de alcançar a primeira meta dentro do campeonato, o foco muda na Cidade do Galo. Agora é preciso vencer o Sport para seguir na primeira colocação.

“A gente manteve o nível, já estávamos jogando bem.  Temos um time técnico e que gosta de tocar a bola e aproveitamos de maneira espetacular o fato de ter um homem a mais. O Inter não conseguiu nos marcar e os gols saíram naturalmente. Vitória importante, a quarta seguida. Agora é um confronto direto com o Sport, chance de emplacar cinco vitórias, e num campeonato como é o Brasileiro não é fácil. Agora que somos líderes, não queremos largar mais a liderança”, comentou Thiago Ribeiro, que marcou o terceiro gol atleticano, chegando a cinco se consolidando como o artilheiro atleticano na competição.

Entre o triunfo deste domingo e o empate com o Bahia, em 5 de setembro de 2012, muita coisa mudou dentro do Atlético. As escalações nas duas partidas mostram bem. Daquele jogo em Pituaçu, que custou a liderança do Brasileirão, apenas dois atletas estavam em campo no Beira-Rio. O volante Leandro Donizete e o goleiro Victor, que valorizou muito o sétimo triunfo alvinegro no Brasileirão.

“A gente sabia da importância desse jogo, como a vitória fora de casa poderia representar muito para o Atlético, ainda mais diante de uma equipe tão difícil de ser batida aqui. O Inter não perdia no Beira-Rio há oito meses. Ganhamos e ganhamos com propriedade. Vitória que nos credencia para brigar na parte de cima da tabela. Prova disso é que alcançamos a liderança”, comentou o camisa 1 do Atlético.

Além dos dois que estiveram em campo, ainda fazem parte do elenco alvinegro o lateral direito Marcos Rocha, o zagueiro Leonardo Silva e o meia Guilherme. Naquela noite, em Salvador, Cuca escalou o Atlético com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Rafael Marques e Richarlyson (Fillipe Souto); Pierre, Leandro Donizete (Neto Berola), Guilherme e Escudero; Bernard e Leonardo (Serginho).