Topo

Sem clima de revanche Atlético tenta quebrar seu maior tabu no Brasileiro

Lucas Pratto fez gol no Beira-Rio, mas não conseguiu classificar o Atlético - Jefferson Bernardes/AFP
Lucas Pratto fez gol no Beira-Rio, mas não conseguiu classificar o Atlético Imagem: Jefferson Bernardes/AFP

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

05/07/2015 06h00

Os duelos entre Atlético-MG e Internacional pelas oitavas de final da Copa Libertadores ainda são bastante lembrados pelos torcedores de ambas as equipes e por muita gente, afinal, para alguns, se trata dos maiores embates da temporada brasileira até o momento. Apesar de tão recentes, menos de dois meses atrás, os atleticanos descartam qualquer tipo de revanche.

Depois do empate em 2 a 2, no Independência, e a derrota por 3 a 1, no Beira-Rio, o Atlético caiu pelo segundo consecutivo nas oitavas de final da Libertadores. A competição continental faz parte do passado. Com 20 pontos e na segunda colocação, os jogadores alvinegros miram a liderança do Brasileirão.

“Ninguém falou em revanche, mudou o foco porque nosso objetivo é pontuar, a Libertadores ficou para trás, no Brasileiro é outra história”, comentou o volante Rafael Carioca, que pede apenas outra boa atuação no campo do adversário. “Fizemos boas partidas contra o Inter e se tivemos proposta de jogo inteligente, podemos sair com a vitória dessa vez”.

Somada as duas partidas da Libertadores, o Atlético teve muito mais posse de bola e finalizou muito mais vezes do que o adversário. Por outro lado, o Internacional mostrou mais eficiência do que a equipe alvinegra. Um número que ilustra bem os dois confrontos é o de finalização. O Atlético chutou 35 bolas ao gol de Alisson, enquanto os gaúchos conseguiram chegar somente 11 vezes ao gol de Victor.

E vencer no Beira-Rio é algo que o Atlético não consegue há muito tempo. Mais precisamente, desde 1986. Foi pelo Brasileirão daquele ano que a equipe mineira venceu o Internacional pela última vez em terras gaúchas. Desde então foram 22 partidas, com 14 derrotas e oito empates. Esse é o maior jejum do Atlético diante das principais equipes que disputam o Campeonato Brasileiro.

Mas conseguir bater o Inter no Beira-Rio não vai ser nada fácil, especialmente depois da última rodada. Depois de a equipe de Diego Aguirre ser goleada em Recife, os jogadores atleticanos esperam ainda mais dificuldade neste domingo à noite.

“A vontade deles vai ser grande, temos que igualar na pegada. Eles perderam para o Sport por 3 a 0 e para um time grande o placar é elástico. Temos de saber lidar com a pressão. É procurar equilibrar o jogo e tentar vencer”, finalizou Rafael Carioca.