Topo

O ponto positivo do empate do São Paulo com o Fluminense

Do UOL, em São Paulo

06/07/2015 06h00

O empate em 0 a 0 do São Paulo com o Fluminense, no domingo (5), no Morumbi, fez com que a equipe paulista chegasse ao quarto jogo sem vitória. Um ponto positivo, no entanto, é que o time conseguiu ficar uma partida sem sofrer gols, o que não acontecia desde a sétima rodada.

Naquela ocasião, em 13 de junho, o São Paulo venceu a Chapecoense, fora de casa, por 1 a 0. A partir daí, a saída de três zagueiros e dois volantes fez com que a equipe do técnico Juan Carlos Osório se perdesse defensivamente. De lá para cá, o São Paulo empatou com o Avaí em 1 a 1, foi goleado por 4 a 0 para o Palmeiras e perdeu para o Atlético-PR por 2 a 1.

Nesse período, o São Paulo negociou o zagueiro Paulo Miranda com o Red Bull Salzburg, o volante Souza com o Fenerbahce e o também volante Denílson com o Al-Wahda. Além desses, Rodrigo Caio chegou a deixar o clube para se transferir para a Espanha, mas o negócio não deu certo, e Dória ainda espera para saber se seu empréstimo será renovado – ele pertence ao Olympique de Marsella, da França.

Depois da partida contra o Fluminense, Osório elogiou o sistema defensivo, que contou com o volante Thiago Mendes improvisado na lateral-direita. “Prestamos muito atenção na bola parada e acabaram não tendo nenhuma chance assim. Isso significa que eles tiveram poucas entradas no nosso sistema defensivo, nem mesmo nos escanteios”.

Além de Thiago Mendes, Lucão também atuou improvisado, mas como volante. Pedindo tempo para trabalhar, Osório elogiou os dois jogadores e deu a entender que continuará testando jogadores em mais de uma posição.

“Nos falta tempo para trabalhar. Hoje vimos que o Thiago Mendes pode jogar de lateral direito, também pudemos ver que o Lucão, no futuro, pode ser volante. Necessitamos de tempo para trabalhar e relacionar melhor os jogadores para cada jogo”.

O desejo de Osório, no entanto, demorará um tempo para se concretizar. Isso porque somente depois da 14ª rodada o São Paulo terá uma semana completa de intervalo entre uma partida e outra.

Sem vencer há quatro jogos no Campeonato Brasileiro, o São Paulo terá a chance de se recuperar na próxima quarta-feira (8), contra o Vasco, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 12ª rodada.

O São Paulo está na oitava colocação do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos, cinco a menos que o líder Atlético-MG e três do Fluminense, primeiro time na zona de classificação para a Libertadores.