Topo

CBF encerra polêmica e define clássico com torcida única em Flu x Vasco

A torcida do Fluminense será a única no Maracanã no primeiro turno - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
A torcida do Fluminense será a única no Maracanã no primeiro turno Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Rodrigo Paradella*

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/07/2015 00h09

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encerrou a polêmica envolvendo Fluminense e Vasco e determinou que o clássico entre as duas equipes tenha apenas uma torcida nos dois turnos do Campeonato Brasileiro. O primeiro será disputado no Maracanã, no dia 19, pela 14ª rodada, com mando tricolor.

A decisão acaba com a indefinição sobre o posicionamento das torcidas das equipes no clássico. O Fluminense detém, por contrato, o direito de usar o lado direito das arquibancadas, algo contestado pelo Vasco, que tradicionalmente ocupa o setor.

No Campeonato Carioca, o duelo foi deslocado para o Engenhão após o impasse. A questão já esquentava os bastidores na última semana, com o presidente Eurico Miranda sugerindo aos seus torcedores que não fossem ao Maracanã caso não pudessem ficar no lado direito do estádio.

Mesmo com a possibilidade de usar o setor desejado, a decisão da CBF não agrada inteiramente ao Fluminense. O Tricolor julgava que poderia conseguir melhor receita com a presença dos vascaínos no estádio e até mesmo os convocou a desobedecer o pedido de Eurico Miranda por um boicote.

Em nota, o consórcio que administra o Maracanã criticou a CBF. O comunicado lembra que vascaínos já compraram ingressos para o clássico e chama a decisão de "retrocesso".

"Extrema tristeza porque tal determinação seria um enorme e injustificado retrocesso, além de um claro estímulo ao acirramento dos ânimos. A possibilidade de realizar o vergonhoso primeiro jogo de torcida única, em 65 anos de existência do Maracanã, seria uma ofensa ao espetáculo e à torcida carioca. Seria um incentivo à brutalização do futebol, justamente na cidade onde o convívio das torcidas nos setores mistos é um exemplo para todo o país", lembrou o Consórcio Maracanã.

O Vasco, por sua vez, também emitiu uma nota oficial, assinada pelo presidente Eurico Miranda, e respondeu ao consórcio, que é seu desafeto:

"Retrocesso é celebrar contratos misteriosos que desrespeitam as tradições e ferem os direitos de um clube. Vergonhoso é lucrar muito mais do que quem efetivamente faz o espetáculo. Ofensa não à torcida carioca, mas a toda sociedade carioca, é celebrar contratos confidenciais, muito embora envolvam a exploração de um bem público. Entretanto, ofensa maior é surpar um direito histórico de uma instituição centenária. Muitas outras questões deveriam ser abordadas, mas fico por aqui". 

* Atualizada às 18h43