Topo

Jadson já humilhou Corinthians com Atlético-PR e abriu caminho para Tite

Jadson 2004 - Divulgação - Divulgação
Jadson celebra pelo Atlético em 2004
Imagem: Divulgação

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

09/07/2015 06h00

Hoje um dos destaques do Corinthians no Campeonato Brasileiro, Jadson já ajudou a colocar o clube na crise. Mas, para ele e o Atlético-PR, foi uma vitória absolutamente emblemática aquela conquistada em 23 de maio de 2004.

Há 11 anos, o Corinthians recebia o Atlético-PR como fará nesta quinta-feira, em São Paulo. Foi o primeiro grande jogo da carreira de Jadson, então uma promessa em busca da afirmação. A oportunidade foi muito bem aproveitada pelo camisa 10: melhor em campo no Pacaembu, ele marcou três gols e, auxiliado por outros dois do também jovem Dagoberto, aplicou 5 a 0 sobre os corintianos. A crise se instalou no Parque São Jorge.

"Nós tínhamos uma equipe jovem e sem experiência, mas depois daquele jogo ganhamos confiança, fizemos um ótimo campeonato e quase conseguimos o título do Campeonato Brasileiro daquele ano", conta Jadson ao UOL Esporte. "Foi um jogo importante demais para mim porque eu estava querendo mostrar meu potencial e tive uma noite especial. Ganhamos de uma equipe com grandes jogadores, já consagrados", lembra.

Na sequência da goleada, mesmo com um título mundial pelo clube no currículo, Oswaldo de Oliveira foi demitido e nunca mais voltou. Uma série de jogadores foi dispensada, sobretudo Freddy Rincón, que se aposentou.

Houve, por outro lado, uma decisão logo depois que mudaria a vida do Corinthians. O treinador contratado para o lugar de Oswaldo foi justamente Tite, que vinha do São Caetano. Na primeira de três passagens, ele recuperou a equipe que vinha em crise no Brasileiro e saiu em 2005, mas foi obviamente em 2011, 2012 e 2013 que fez história com cinco títulos. Os mais importantes foram a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes.

Para Jadson, foi praticamente o despertar da carreira. Naquele ano, o Atlético-PR seria vice-campeão brasileiro e, logo depois, ele se mudaria para o Shakhtar-UCR - por lá, ficaria até 2012 e conseguiria a oportunidade de defender a seleção brasileira. Mas, a partir daqueles três gols, tudo mudou.

"Naquele dia, eu nem sabia o que estava sentindo, eu só sabia que estava muito feliz por ter feito três gols em um único jogo pela primeira vez na carreira. E foi logo contra o Corinthians, um dos maiores clubes do Brasil, com ótimos jogadores. Eu nunca tinha ido em um programa de TV e naquele dia recebi um monte de convites. Lembro que me levaram ao Rock Gol, da MTV, e fiquei todo tímido. O pessoal estava entrevistando e fazendo a maior zoeira, mas eu fiquei na minha (risos). Aquele dia ficou marcado em minha memória", recorda.

Confira as escalações das equipes no Pacaembu:

Corinthians: Fábio Costa; Rogério, Anderson, Váldson e Renato Abreu (Zé Carlos); Wendel (Piá), Rincón e Fabinho; Gil (Bobô), Marcelo Ramos e Jô. Treinador: Oswaldo de Oliveira
Atlético-PR: Diego; Raulen, Marinho, Marcão (Rogério Corrêa) e Fabiano; Bruno Lança, William, Fernandinho e Jadson (Pingo); Dagoberto e Ilan (Dennys). Treinador: Levir Culpi