Topo

Por que Tite sempre pensa em Danilo para o Corinthians durante o 2º tempo

Contra o Atlético-PR, Danilo saiu do banco pela sexta vez seguida no Brasileiro - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Contra o Atlético-PR, Danilo saiu do banco pela sexta vez seguida no Brasileiro Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

10/07/2015 06h00

Se o Corinthians está em desvantagem, Danilo vai a campo para aumentar a criação. Se o adversário está melhor, Danilo entra para fechar o lado do campo. E se a pressão passou dos limites e é necessário alguém para prender a bola, adivinha? Entra Danilo! 

Importante a partir do banco de reservas na vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Atlético-PR na quinta-feira, o mais experiente membro do elenco comprovou uma teoria que Tite carrega consigo. Aconteça o que acontecer, no segundo tempo Danilo estará em campo. 

Foi a 18ª vez na temporada que o meia canhoto saiu do banco de reservas em jogos oficiais. Para se ter uma ideia, o segundo jogador mais acionado (Bruno Henrique, Mendoza, Vagner Love e Petros empatados) entrou em nove partidas. Mesmo veterano, mesmo em sua provável última temporada, Danilo mantém a importância para Tite. Foi assim diante do Atlético-PR. 

A atuação de Vagner Love irritava a torcida pela quantidade de jogadas desperdiçadas na frente e permitia, aos atleticanos, passar imunes aos contra-ataques e rapidamente voltar a articular. Aos 17min, com 1 a 0 de vantagem e acuado, Tite ressuscitou Danilo como o falso nove.

No último terço do jogo, os corintianos equilibraram o confronto e só tiveram um susto, com finalização do ótimo volante Otávio, e respiraram depois. Em falta sofrida por ele, Danilo, Jadson marcou 2 a 0.  

"A bola estava batendo e voltando demais, nosso time não conseguia sair", explica Renato Augusto. "Ele (Danilo) segurou um pouco mais a bola, deu mais tempo de a defesa sair mais para o meio-campo. Ficamos mais com a bola. O Danilo entrou, o Jadson caiu para o meu lado e ficou nós três para segurar a bola. Conseguimos diminuir o ritmo do Atlético e fizemos o gol. Ele nos ajuda bastante, sabemos que podemos contar com ele, que também é bom na bola aérea", analisou Renato. 

Entre os jogadores que possuem salário acima do padrão desejado pelo Corinthians para 2015, Danilo dificilmente vai ficar. O nome do experiente jogador, ainda assim, é analisado por clubes grandes. Santos e Fluminense pensaram no meio-campista, mas ele preferiu cumprir sua sexta temporada no Parque São Jorge - o contrato vai até dezembro.

Enquanto o Corinthians quer e faz pressão pela base, Tite já fez sua opção. Se apertar, ele chama o Danilo. E assim vai à luta no Campeonato Brasileiro, agora dentro do G-4.