Topo

Carrasco na inauguração da Arena Corinthians está de volta e quer mais

Giovanni Augusto, então no Figueirense, festeja contra o Corinthians o primeiro gol oficial do Itaquerão - Reinaldo Canato/UOL
Giovanni Augusto, então no Figueirense, festeja contra o Corinthians o primeiro gol oficial do Itaquerão Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

15/07/2015 06h00

O dia 18 de maio de 2014 está na história do Corinthians como a data que o clube paulista inaugurou seu estádio, que menos de um mês depois seria palco do jogo de abertura da Copa do Mundo. Mais de 36 mil torcedores estavam na Arena Corinthians para o confronto com um adversário ideal. Então lanterna, com quatro derrotas e nenhum gol marcado, o Figueirense parecia ser o melhor adversário possível para o Corinthians receber na inauguração do estádio.

Porém, o que tinha tudo para ser uma tarde perfeita terminou com um gosto meio amargo. O tempo fechado e a forte chuva eram sinais de que o roteiro não seria como sonhava cada corintiano presente no estádio. E aos dois minutos do segundo tempo aconteceu o primeiro gol do estádio, mas do alvinegro visitante.

O atacante Ricardo Bueno foi lançado e passou a bola para Giovanni Augusto. O camisa 10 do Figueirense dominou e bateu de perna direita. O lateral esquerdo Fábio Santos ainda tentou travar a finalização, mas a bola passou e Cássio nada conseguiu fazer. Era de um desconhecido paraense o primeiro gol da imponente Arena Corinthians.

Um gol para a história. Para o Corinthians significou derrota logo na inauguração do seu estádio e para Giovanni Augusto foi o ponto de partida para deslanchar na competição. O jogador com vínculo com o Atlético-MG se destacou e foi um dos responsáveis por evitar o rebaixamento da equipe catarinense. E após quase quatro anos perambulando por equipes de menor expressão, Giovanni foi chamado de volta pelo Atlético. Além de ser alvo de outros grandes clubes, como o Palmeiras.

Exatos 14 meses depois de atrapalhar a festa do Corinthians, Giovanni Augusto está de volta a Itaquera, agora pelo Atlético. O momento é totalmente diferente. Valorizado, de contrato renovado e titular do líder do Campeonato Brasileiro. Mas voltar ao estádio em que começou a mudança de rumo na carreira faz Giovanni lembrar daquele gol que é inesquecível.

"Realmente foi um gol bastante especial. Até hoje é lembrado por todo mundo por esse gol. Momento importante da minha vida. Fui muito feliz por ter entrado para a história da Arena Corinthians. Eu pude ter reconhecimento de muitas pessoas, passei a ser mais conhecido e ganhar mais respeito", disse o meia, que gosta de falar sobre aquele gol.

"Jogar contra o Corinthians é muito difícil, ainda mais na inauguração do estádio, um sonho da torcida. A gente surpreendeu e eu pude fazer o gol da vitória. Isso fez com que as pessoas me olhassem com outros olhos, passassem a me acompanhar".

Obviamente aquele foi o primeiro dos quatro gols de Giovanni no Brasileirão do ano passado, que ainda marcou contra São Paulo, Internacional e Santos. E, para azar do Corinthians, o meia do Atlético vive um momento de artilheiro. Ele marcou nas duas últimas partidas do líder, contra Sport e Ponte Preta. Repetir a dose na Arena Corinthians e manter o clube mineiro em primeiro lugar é a meta de Giovanni.

"Jogador vive de gol, ainda mais a gente que joga do meio para frente. Nunca tinha ficado tanto tempo sem marcar. No ano passado eu fiz seis gols pelo Figueirense. Fico feliz por ter voltado a marcar. Esses gols vão me ajudar bastante na minha caminhada".