Topo

Por que Leandro Damião perdeu a condição de titular do Cruzeiro?

Leandro Damião, atacante do Cruzeiro, perdeu a condição de titular e não deve voltar tão cedo - Nalu Rosa/Light Press
Leandro Damião, atacante do Cruzeiro, perdeu a condição de titular e não deve voltar tão cedo Imagem: Nalu Rosa/Light Press

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

16/07/2015 06h00

Leandro Damião perdeu a condição de titular do Cruzeiro no triunfo sobre o Goiás, no domingo passado, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante foi substituído por Joel e Vanderlei Luxemburgo parece não ter se arrependido da escolha, uma vez que o camaronês foi o responsável por fazer o gol que deu a vitória ao mandante. Entretanto, o que fez com que o centroavante tenha perdido a vaga entre os prediletos do treinador? O UOL Esporte tenta responder.

Os concorrentes do camisa 9 não vivem boa fase. Antes do gol anotado no fim de semana, o africano não balançava as redes desde 29 de março, o que equivale a pouco mais de três meses sem ir às redes. Ele não é o único. Henrique Dourado, outro nome para a função, foi utilizado apenas duas vezes por Luxa, mas se contabilizadas, não chegam a 40 minutos.

Recém-contratado, Vinícius Araújo teve uma oportunidade no domingo, ao contrário de Damião, que permaneceu no banco de reservas. Entretanto, o jogador que chegou por empréstimo de um ano viveu uma temporada abaixo da expectativa no Standard de Liège, da Bélgica, onde fez apenas um gol em 16 jogos disputados, sendo cinco como titular.

Contudo, o que motiva a saída de Damião, já que os seus concorrentes não obtiveram bons números recentemente?

1) Movimentação
Os mapas de calor dos jogadores do Cruzeiro mostram que Leandro Damião é o que menos se movimenta dentro de campo dentre os centroavantes. Se analisados os jogos mais recentes de cada centroavante, Joel é quem leva vantagem, atuando tanto pelo lado quanto pelo meio e também mais recuado. Henrique Dourado e Vinícius Araújo chegam bastante ao setor de criação.

2) Cadê os gols?
Leandro Damião é o jogador que mais marcou gols pelo Cruzeiro em 2015 – foram 15 em 29 partidas. Entretanto, o centroavante vive um péssimo momento. Desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo à Toca da Raposa II, foram sete partidas em campo e apenas duas bolas na rede. A queda de aproveitamento é um dos motivos para a sua saída.

3) Recomposição
Luxemburgo exige que todos os seus jogadores, inclusive os atacantes, recomponham para evitar a saída de bola dos adversários. Joel possui números superiores ao de Leandro Damião neste quesito. O camaronês roubou quatro bolas em 360 minutos, o que equivale a uma roubada por jogo. O camisa 9, por sua vez, tem números inferiores. São seis desarmes em 620 minutos, o que lhe dá dados inferiores a um desarme por duelo.